Por que o excesso de álcool provoca vômito?

O consumo excessivo de álcool pode gerar uma série de consequências ao organismo, inclusive vômitos. Isso pode acontecer, pois o álcool é um importante irritante da mucosa gástrica. Além disso a quantidade de líquidos ingerida costuma ser grande, facilitando o refluxo. O enjoo costuma ser o primeiro sinal que algo não vai bem, e deve ser considerado um sinal de alerta!

Lembre-se que o fígado e outros órgãos também sofrem com o álcool. Ingestão excessiva de álcool é importante causa de pancreatite aguda e hepatite alcoólica. A longo prazo a ingestão pode levar a complicações como cirrose hepática, insuficiência cardíaca, pancreatite crônica, demência, câncer e muitas outras.

Por isso, é importante conhecer o seu limite e não ultrapassá-lo. Beba com moderação!

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Posted in DICAS | Tagged , , | Comentários desativados em Por que o excesso de álcool provoca vômito?

Por que fazer o exame de colonoscopia?

A colonoscopia é um exame importantíssimo, e em muitas indicações não pode ser substituído por nenhum outro.

É um exame obrigatório para todas as pessoas com 50 anos de idade ou mais, mesmo quando o intestino funciona perfeitamente e mesmo quando não há casos de câncer na família. É uma recomendação já bem estabelecida mundialmente, pois previne o câncer de intestino (colorretal), que é um dos mais comuns. Permite a retirada precoce de lesões precursoras e por isso é considerada um exame preventivo. Além disso, permite o diagnóstico de várias outras doenças do intestino.

O exame exige preparo intestinal (dieta e laxativos), mas hoje em dia preparos mais modernos são muito bem tolerados e seguros.

Não deixe de fazer o exame por medo ou vergonha. A colonoscopia salva vidas!

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp)

Posted in DICAS | Tagged , , | Comentários desativados em Por que fazer o exame de colonoscopia?

Mau hálito: pode indicar problemas digestivos

Você sofre com mau hálito ou convive com alguém que tem esse problema? É bom ficar atento, pois nem sempre esse sintoma está ligado a uma questão de higiene. Esse odor forte pode indicar problemas digestivos, principalmente no estômago. Inflamações estomacais, refluxo e até problemas de fígado são algumas das causas que podem estar ligadas a esse quadro.

Ou seja, não considere o sintoma uma coisa leve ou menos importante. Procure um gastroenterologista e investigue o que está causando ele.

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Posted in DICAS | Tagged , , | Comentários desativados em Mau hálito: pode indicar problemas digestivos

Os 5 piores hábitos para quem tem gastrite

Você sofre de gastrite? Aquela queimação na boca do estômago e sensação de estufamento te perturba os dias? Então saiba quais são as piores coisas que você pode fazer pelo seu estômago.

1- Ficar muito tempo sem comer. O suco gástrico quando não encontra alimento começa a irritar o próprio estômago.

2- Ingerir bebidas alcoólicas com frequência e fumar. O álcool e o tabaco também irritam a mucosa, além de aumentarem a chance de desenvolvimento de câncer gástrico.

3 – Comida apimentada e gordurosa. A pimenta estimula a acidez e irrita o estômago, e alimentos gordurosos são de difícil digestão.

4 – Uso de anti-inflamatórios e medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (AAS). Eles são potentes irritantes do estômago e causam gastrite por lesão direta e indireta.

5 – Alimentação a base de alimentos prontos/ industrializados. A maior parte das vezes eles possuem alto teor de conservantes, realçadores de sabor e sal. Comida saudável é comida fresca!

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Posted in DICAS | Tagged , , | Comentários desativados em Os 5 piores hábitos para quem tem gastrite

É verdade que maçã prende o intestino?

A resposta é: depende.

A maçã é uma das frutas mais consumidas no mundo, sendo rica em vitaminas, flavonóides e isoflavonóides. Por isso, ela tem ação antioxidativa trazendo diversos benefícios para a saúde.

No intestino ela costuma facilitar a evacuação porque tem alto teor de fibras. No entanto, a casca da maçã é rica em pectina, uma substancia que pode causar constipação (prisão de ventre). A dica é: faça o teste e consuma a maçã de diferentes maneiras: crua ou cozida, com ou sem casca e perceba como seu intestino reage.

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Posted in DICAS | Tagged , , | Comentários desativados em É verdade que maçã prende o intestino?

Os maiores medos de quem vai fazer uma endoscopia

A gente sabe! Todo mundo tem medo da endoscopia! Mas saiba que, se realizado por profissionais experientes e em local habilitado, é um exame eficiente, seguro, indolor e rápido.

Os maiores medos relatados por pacientes antes do exame são:

Precisa de anestesia ? 
Não. O exame é feito sob sedação leve e não anestesia. As medicações utilizadas são seguras em baixas doses e antes do exame o médico avaliará se há alguma contraindicação para o uso dos sedativos. O objetivo é o que paciente fique confortável dormindo levemente durante o exame e que acorde bem logo após o mesmo. É importante relatar que a maioria das pessoas não sentem absolutamente nada e muitas vezes nem lembram do exame sendo executado.

Vai doer? Vou conseguir respirar com o tubo na minha garganta? O exame é rápido (cerca de 15 minutos), não dói e não atrapalha a respiração. O que incomodaria no exame seria o reflexo do vômito, mas com a sedação esse reflexo não deve acontecer.

Se tiver biópsia vai arrancar pedaço? Vai ficar sangrando? Não. As biópsias são feitas em quase todos os exames de endoscopia pois acrescentam informações importantes, mas são retirados fragmentos muito pequenos e superficiais que não ficam doendo ou sangrando (sangramento maior que o habitual raramente ocorre quando há uso de medicamentos que afinam o sangue como anticoagulantes ou AAS, mas geralmente são auto limitados e sem repercussão).

Por isso não se preocupe! Se precisar fazer uma endoscopia escolha um ligar especializado e vá sem medo.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Posted in DICAS | Tagged , , | Comentários desativados em Os maiores medos de quem vai fazer uma endoscopia

Os 7 piores hábitos para o seu intestino

Você conhece os maus hábitos que causam problemas intestinais? A Gastrolife trouxe aqui alguns exemplos de erros rotineiros que cometemos com frequência:

1 – Beber muito líquido durante as refeições aumenta o volume do estômago e atrapalha a ação do suco gástrico na digestão.
2 – Comer rápido demais atrapalha a digestão, pois a mastigação é uma etapa importante.
3- Abusar de comidas industrializadas/ fast food. O melhor é tentar sempre optar por comidas saudáveis e comida caseira feita com ingredientes frescos.
4- Não ingerir quantidade suficiente de fibras, que pode causar prisão de ventre.
5- Atrasar as idas ao banheiro esperando o momento ideal para evacuar: as fezes retidas vão ficando mais secas e mais difíceis de serem expelidas.
6 – Passar o dia sem beber água: água é vida, e seu corpo precisa dela!
7- Sedentarismo. Atividade física faz bem por vários motivos e se você não se movimenta seu intestino também tende a se movimentar menos, favorecendo a prisão de ventre e suas consequências.

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Posted in DICAS | Tagged , , | Comentários desativados em Os 7 piores hábitos para o seu intestino

Afinal, leite fermentado é eficaz?

Sim!

O leite fermentado é uma bebida láctea obtida através da fermentação do leite pasteurizado ou esterilizado. Para a fermentação é utilizado fermentos e o produto final deve conter microrganismos viáveis e ativos, lactobacilos chamados de probióticos. Por isso é considerado um alimento funcional, uma vez que esses microorganismo são benéficos à nossa saúde.

Alguns exemplos de leite fermentados são: Iogurtes, coalhada e o kefir.

Mas atenção! Muitos produtos industrializados fermentados não contém quantidade significativa de lactobacilos e por isso não tem efeitos benéficos dos probióticos e muitos contém tanto açúcar que não compensa também, Fique atento!

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma
consulta? Entre em contato através dos nossos
telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081
(WhatsApp).

Posted in DICAS | Tagged , | Comentários desativados em Afinal, leite fermentado é eficaz?

Úlcera gástrica: será que é esse o motivo da minha dor no estômago?

A úlcera nada mais é do que uma ferida no estômago. A principal causa de úlcera gástrica é a presença da bactéria Helicobacter pylori, muitas vezes silenciosa e que pegamos através de água e alimentos contaminados. No entanto, as úlceras podem ser secundárias à má alimentação, hábitos alimentares inadequados como jejum intermitente, stress e uso de medicações que podem agredir o estômago.⠀
⠀ ⠀
Se você está sentindo dor na boca do estômago (cerca de 3 a 4 dedos acima do umbigo), fique atento, pois esse é o principal sintoma. Em geral, a dor aparece entre as refeições ou à noite, sendo de difícil controle mesmo com medicamentos que melhoram a digestão.

Outros sintomas são sensação de estômago cheio, náuseas e vômitos, dor, queimação no meio abdômen e fezes muito escuras ou avermelhadas.
⠀ ⠀
Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Posted in DICAS | Tagged , , , , , | Comentários desativados em Úlcera gástrica: será que é esse o motivo da minha dor no estômago?

Água morna com limão: sim ou não?

O limão é uma fruta muito rica em vitamina C e tem ação antioxidativa. Seu uso em jejum pode potencializar seus efeitos benficos e a combinao com água morna dá a sensação de saciedade, estimula a peristalse e pode ajudar na digestão. A ação da acidez do limão nas papilas gustativas da língua pode ainda diminuir a vontade de ingestão de doces e por esses motivos o hábito pode auxiliar o processo de emagrecimento (quando combinado com várias outras medidas).⠀

No entanto, o limão tem um pH bem ácido e por isso seu uso rotineiro deve ser evitado em quem tem problemas como gastrite, úlceras e refluxo. Existe o mito de que em contato com o pH ácido do estômago teria o poder de alcalinizar ao invés de aumentar a acidez, o que não é verdade, pois sabe-se que ao juntar duas substâncias ácidas (PH ácido do limão + PH ácido próprio do estômago) teremos algo ainda mais ácido. O sangue não alcaliniza com a ingestão do limão, simplesmente existe um sistema natural de tampo sanguíneo que mantém o pH em equilébrio independente do que foi ingerido.⠀
Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).⠀
Posted in DICAS | Comentários desativados em Água morna com limão: sim ou não?