Como a colonoscopia pode prevenir o câncer de intestino?

Sim, a colonoscopia pode prevenir o câncer de intestino! Felizmente, esse exame é uma ferramenta poderosa na luta contra essa doença, oferecendo tanto a prevenção quanto o diagnóstico precoce.

 

Através dessa avaliação é possível visualizar o interior do intestino grosso (cólon) em busca de alterações. Para isso, o gastroenterologista usa um tubo flexível longo e fino com uma pequena câmera na ponta, chamado de colonoscópio.

 

Neste artigo, explicaremos tudo que você precisa saber sobre como a colonoscopia pode prevenir o câncer de intestino. Vamos lá?

Quem deve fazer a colonoscopia?

Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração que a partir dos 45 anos de idade, TODOS devem realizar o exame de colonoscopia, mesmo que o paciente não esteja apresentando sintomas. 

 

Se, porém, o paciente possuir histórico familiar de câncer de intestino ou apresentar sintomas, o gastroenterologista pode recomendar o exame antes mesmo dessa idade e solicitar a repetição com maior frequência.

E como a colonoscopia pode prevenir o câncer de intestino?

Durante o exame, o médico identifica e remove pólipos – lesões benignas que podem se transformar em câncer ao longo do tempo. Ao eliminar esses pólipos, é possível interromper o desenvolvimento da doença antes mesmo que ela se inicie.

 

Além disso, a colonoscopia pode prevenir o câncer de intestino porque permite a visualização precisa do interior do intestino, possibilitando a identificação de tumores em estágios iniciais, quando as chances de cura são maiores.

 

O colonoscópio (aparelho utilizado para realizar o exame) apesar de comprido é fino, maleável e flexível. Quando usado com a técnica correta não causa nenhum trauma no intestino.

Você não precisa ter medo da colonoscopia!

Muitos exames possuem medo da colonoscopia, no entanto, quando realizado em um local de confiança e com profissionais experientes, trata-se de um exame seguro, com baixo índice de complicações.

 

O preparo para o exame é simples e o paciente recebe sedação para garantir conforto durante o exame, que geralmente dura de 30 a 60 minutos. Após o procedimento, pode haver algum desconforto leve e gases, mas isso geralmente desaparece rapidamente.

Sua saúde gastrointestinal é nossa prioridade!

Por fim, destacamos que a colonoscopia pode ser sua melhor aliada na luta contra o câncer de intestino. Lembre-se também que manter um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares é fundamental para manter o bom funcionamento do seu intestino. 

 

Na Gastrolife, priorizamos a saúde gastrointestinal dos nossos pacientes. Por isso, buscamos sempre proporcionar um atendimento qualificado, humanizado e acolhedor na colonoscopia, desde as instruções para preparo até o pós-exame. Em todos os casos, consulte sempre um profissional de saúde para obter orientação individualizada sobre a melhor forma de prevenir o câncer de intestino.

Acompanhe outros conteúdos informativos ou agende sua consulta pelo nosso site!

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺