Como a colonoscopia pode prevenir o câncer de intestino?

Sim, a colonoscopia pode prevenir o câncer de intestino! Felizmente, esse exame é uma ferramenta poderosa na luta contra essa doença, oferecendo tanto a prevenção quanto o diagnóstico precoce.

 

Através dessa avaliação é possível visualizar o interior do intestino grosso (cólon) em busca de alterações. Para isso, o gastroenterologista usa um tubo flexível longo e fino com uma pequena câmera na ponta, chamado de colonoscópio.

 

Neste artigo, explicaremos tudo que você precisa saber sobre como a colonoscopia pode prevenir o câncer de intestino. Vamos lá?

Quem deve fazer a colonoscopia?

Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração que a partir dos 45 anos de idade, TODOS devem realizar o exame de colonoscopia, mesmo que o paciente não esteja apresentando sintomas. 

 

Se, porém, o paciente possuir histórico familiar de câncer de intestino ou apresentar sintomas, o gastroenterologista pode recomendar o exame antes mesmo dessa idade e solicitar a repetição com maior frequência.

E como a colonoscopia pode prevenir o câncer de intestino?

Durante o exame, o médico identifica e remove pólipos – lesões benignas que podem se transformar em câncer ao longo do tempo. Ao eliminar esses pólipos, é possível interromper o desenvolvimento da doença antes mesmo que ela se inicie.

 

Além disso, a colonoscopia pode prevenir o câncer de intestino porque permite a visualização precisa do interior do intestino, possibilitando a identificação de tumores em estágios iniciais, quando as chances de cura são maiores.

 

O colonoscópio (aparelho utilizado para realizar o exame) apesar de comprido é fino, maleável e flexível. Quando usado com a técnica correta não causa nenhum trauma no intestino.

Você não precisa ter medo da colonoscopia!

Muitos exames possuem medo da colonoscopia, no entanto, quando realizado em um local de confiança e com profissionais experientes, trata-se de um exame seguro, com baixo índice de complicações.

 

O preparo para o exame é simples e o paciente recebe sedação para garantir conforto durante o exame, que geralmente dura de 30 a 60 minutos. Após o procedimento, pode haver algum desconforto leve e gases, mas isso geralmente desaparece rapidamente.

Sua saúde gastrointestinal é nossa prioridade!

Por fim, destacamos que a colonoscopia pode ser sua melhor aliada na luta contra o câncer de intestino. Lembre-se também que manter um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares é fundamental para manter o bom funcionamento do seu intestino. 

 

Na Gastrolife, priorizamos a saúde gastrointestinal dos nossos pacientes. Por isso, buscamos sempre proporcionar um atendimento qualificado, humanizado e acolhedor na colonoscopia, desde as instruções para preparo até o pós-exame. Em todos os casos, consulte sempre um profissional de saúde para obter orientação individualizada sobre a melhor forma de prevenir o câncer de intestino.

Acompanhe outros conteúdos informativos ou agende sua consulta pelo nosso site!

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺