Gordura no fígado: por que a elastografia hepática é importante?

Você sabe para que serve o exame de elastografia hepática?

 

A elastografia hepática é um método não-invasivo que permite a detecção da fibrose hepática, parâmetro mais importante para avaliar o risco de cirrose hepática em pacientes com doenças crônicas do fígado. 

 

Em outros termos, toda doença que causa inflamação no fígado (hepatites crônicas, uso de álcool, esteatose hepática, entre outras) pode ter como consequência a formação de fibrose hepática. Continue lendo o artigo e saiba mais sobre o exame! 

Para que serve a Elastografia Hepática?

 

A fibrose pode evoluir dos estágios 0 a 4, até que se determine a cirrose hepática. O grande desafio, no entanto,  consiste no fato de que a fibrose hepática é uma complicação assintomática até que atinja os estágios mais avançados, quando o tratamento da doença em questão pode ser mais complexo.

Nesse caso, a elastografia hepática permite identificar os pacientes que estão evoluindo com estágios mais significativos de fibrose hepática e, desta forma, o tratamento pode ser melhor definido. Desse modo, é possível impedir ou retardar a evolução para cirrose hepática.

Os métodos de elastografia hepática 

 

Além da avaliação da fibrose hepática, a elastografia hepática transitória ou elastografia hepática por FibroscanR, método de elastografia em uso na Gastrolife, permite também medir a quantidade de gordura no fígado. 

Vale ressaltar, contudo, que alguns métodos de elastografia não apresentam essa função de quantificação da gordura hepática. Trata-se de uma análise adicional que pode contribuir para a avaliação do paciente de definição da conduta pelo médico assistente. 

Há alguns anos, apenas a biópsia hepática, um procedimento invasivo e com alguns riscos, era capaz de determinar os estágios da fibrose hepática e quantificar a gordura presente no fígado.

Ademais, a avaliação não invasiva da fibrose hepática revolucionou o tratamento das doenças crônicas do fígado. Atualmente, é um método indispensável nos serviços de hepatologia em todo o mundo.

Você tem uma doença crônica no fígado? 

 

Você tem uma doença crônica do fígado? Converse com seu médico sobre o exame de elastografia hepática. O acompanhamento de um hepatologista é fundamental para auxiliar na promoção de saúde e qualidade de vida. 

 

Na Gastrolife, você encontra uma equipe multidisciplinar e altamente qualificada para atendê-lo. Além disso, temos equipamentos de última geração para o exame de elastografia hepática. Vem conhecer nossa clínica e nossos profissionais! 

 

Por fim, entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98157-2871 (WhatsApp).

 

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺