Glúten, lactose e sacarose: estamos ficando mais intolerantes?

Glúten lactose e sacarose. Devemos retirar alimentos fonte desses componentes da alimentação? Retirar o glúten lactose e sacarose torna você mais saudável? Saiba mais!

 

As intolerâncias acontecem quando o nosso corpo não está conseguindo digerir bem algum componente presente nos alimentos. Nesses casos, os pacientes experimentam sintomas inespecíficos como por exemplo: enxaqueca, desconforto abdominal, gases, diarreia ou constipação e sensação de empachamento (quando parece que a comida fica parada no nosso estômago).

 

Vale ressaltar, no entanto, que não são todas as pessoas que têm intolerância. Desse modo, não é porque você tem um desses sintomas que precisa excluir alimentos por conta própria da sua alimentação. Além disso, excluir glúten e lactose não é sinônimo de ser mais saudável se você não tem problemas com eles. 

 

O que fazer, então? Se você está desconfiado de alguma intolerância (incluindo Glúten lactose e sacarose), siga esse caminho:

 

Observe sua alimentação como um todo!

 

Comemos muita comida industrializada (cheia de farinha, açúcar, aditivos químicos e gorduras artificiais) e muito pouca comida de verdade (legumes, verduras, carnes, frutas …). Quando isso acontece, nosso corpo trabalha com um” combustível” ruim e isso pode explicar muitos dos sintomas. 

 

Sendo assim, a primeira coisa que devemos fazer, é equilibrar essa alimentação:  reduzir os alimentos de pacote e comer mais alimentos de verdade. Isso já resolve grande parte das queixas que vemos no consultório.

Hmmm… Fez isso e ainda não resolveu? Então, aí sim, partimos para uma investigação cuidadosa.

 

Em primeiro lugar, vamos a um aviso importante: NÃO FAÇA ISSO SOZINHO! Se você já fez a primeira etapa e não funcionou, procure ajuda de um gastroenterologista e um nutricionista.

 

Existem testes laboratoriais para diagnóstico das intolerâncias, porém só um especialista pode decidir qual teste fazer e quando fazer. Isso porque, testes para avaliação de intolerância verdadeira ao glúten (Doença celíaca), por exemplo, devem ser feitos antes de retirar o glúten da dieta. 

 

Caso contrário, pode levar a um resultado “falso negativo”, dificultando ou até mesmo impedindo o diagnóstico correto. Além disso, alguns testes de intolerâncias e alergias alimentares não têm comprovação científica e os resultados podem confundir muito mais do que ajudar. 

Devo substituir os alimentos?

 

Do ponto de vista nutricional, você pode acabar excluindo por conta própria alimentos com nutrientes importantes e não substituir corretamente. Isso acontece com o leite, por exemplo, que é uma importante fonte de cálcio, fundamental para saúde dos ossos!

 

Após o diagnóstico correto,  é possível identificar se há mesmo a necessidade de restringir alguns alimentos. 

 

A partir disso, o papel da nutrição é identificar os alimentos a serem excluídos e sugerir substituições. Muitas vezes a questão é um simples ajuste de quantidades. 

 

Algumas pessoas intolerantes à lactose conseguem comer alguns derivados de leite em pouca quantidade. Já no caso da doença celíaca, o consumo de glúten precisa ser totalmente eliminado, mesmo que não haja qualquer sintomas.

 

Percebe a importância de um profissional especializado nesses casos?

 

O ajuste é fino e individual, mas tem jeito de você ter uma alimentação gostosa, mesmo sendo intolerante! 

 

Você está procurando nutricionistas e gastroenterologistas especializados!? Vem para a Gastrolife! Estamos prontos para atendê-lo. Nossa missão é auxiliar na promoção de saúde e qualidade de vida, visando sempre um atendimento humanizado. 

 

Agende já sua consulta! Temos atendentes disponíveis para realizar sua marcação. Basta entrar em contato pelo telefone: (21) 3547-5563 ou (21) 98157-2871 (WhatsApp). Também é possível agendar através do nosso site: https://gastrolife.net/ 

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺