Endoscopia digestiva alta – Pra que serve esse exame?

Endoscopia digestiva altaA endoscopia digestiva alta consiste em um exame realizado através de um aparelho flexível que transmite as imagens para o monitor. O aparelho é introduzido através da boca e examina sob visão direta o esôfago, estômago e duodeno. É um exame moderno e extremamente preciso, não causa dores e não impede ou dificulta a respiração. Durante o exame, em geral é coletado material (biópsias) que será encaminhado para análise em laboratório. 

Como se preparar para o exame?

Para o exame o paciente deve fazer um jejum de no mínimo 6 horas. No dia anterior o jantar deve ser leve. Água pode ser ingerida até 2 horas antes do exame. Leia atentamente o informativo do preparo onde orientamos sobre as medicações que você pode ou não usar anteriormente e no dia do exame. 

Para que serve a endoscopia digestiva alta?

Neste exame, podemos visualizar diretamente a parte superior do trato gastrointestinal, composto pelo esôfago, estômago e duodeno. A endoscopia digestiva alta é um exame endoscópio que permite descobrir doenças e dificuldades digestivas como:

Investigar quadros de dor ou desconforto inexplicável no abdome superior

  • Avaliar doença do refluxo gastroesofágico
  • Rastreio de cancêr em paciêntes com diagnóstico prévio de esôfago de Barrett
  • Investigar quadros de nauseas e vomitos persistentes
  • Investigar e avaliar quadros de sangramentos do trato gastrointestinal superior (como vomitos com sangue ou sinais de sangue digerido nas fezes)
  • Remoção de corpo estranho
  • Quadros de dificuldade de engolir ou sensação de comida entalada.
  • Avaliar gravidade da lesão do esôfago em paciêntes que ingeriram soda caustica, água sanitaria ou qualquer outra substância corrosiva.
  • Avaliar cura ou evolução de pólipos, tumores ou úlceras encontradas em endoscopias anteriores.

A endoscopia digestiva alta, também pode ser usada no diagnóstico de infecções pela bactéria H.pylori, apesar de já existirem outros métodos menos invasivos.

O exame é realizado sob sedação consciente (sedação leve apenas para não haver nenhum tipo de incômodo). A ação desses medicamentos tem curta duração, mas a resposta pode ser variável dependendo de cada paciente. É esperado que você fique um pouco sonolento (a) nas horas posteriores ao exame e nesse dia não deve dirigir ou exercer atividades que possam exigir reflexos rápidos. Por isso é imprescindível que venha acompanhado e não venha dirigindo

Então, se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de conferir nossos outros artigos!
Vá até os nossos outros artigos!

Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta, entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺