Gordura no fígado: evite sucos de fruta em excesso e saiba o porquê

gordura-no-figado

Você sabia? Apesar de saudáveis, sucos de frutas naturais podem estimular o depósito de gordura no fígado, contribuindo para a esteatose hepática e suas consequências.

Isso ocorre porque as frutas são ricas em um açúcar chamado frutose e, quando consumidas em forma de sucos, apresentam alta concentração e rápida absorção.

O que é a frutose?

A frutose é um açúcar do tipo monossacarídeo, metabolizada principalmente no fígado, onde é convertida em ácidos graxos, os quais são estocados nas células hepáticas na forma de triglicérides, podendo ocasionar acúmulo de gordura no fígado.

A ingestão de frutose, em alguns indivíduos, está relacionada também à hipertrigliceridemia, resistência à insulina e diabetes mellitus, todos sabidamente fatores de risco para a esteatose hepática.

Mas calma, antes de sair eliminando as frutas da sua dieta, saiba que a frutose mais prejudicial é aquela presente em refrigerantes industrializados, sucos artificiais de fruta, xarope de agave e mel. Adoçantes artificiais à base de frutose também estão na mira.

Para que a frutose não comprometa o metabolismo do seu fígado, é ideal manter uma alimentação equilibrada e saudável, além da prática de atividade física e avaliações médicas periódicas.

Como identificar gordura no fígado?

Caso algum exame tenha apontado gordura no fígado, converse com seu médico a respeito do exame de Elastografia Hepática, importante ferramenta na estratificação de risco, pois é capaz de quantificar a gordura e avaliar a possibilidade de complicações como fibrose e cirrose hepática.

E por aí, como anda a sua alimentação? Podemos ajudá-lo(a) aqui na Gastrolife!

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Além disso, para acessar mais conteúdos informativos, acompanhe o nosso Instagram. Ou, se preferir, realize agendamentos pelo nosso site aqui.

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺