Automedicação e seus riscos: omeprazol e ranitidina

automedicacao

A automedicação traz riscos principalmente em um período de incertezas e o receio de sair de casa para uma consulta, arriscando a saúde de muitos indivíduos, com a ingestão de alguns medicamentos sem orientação médica.

O uso por conta própria de antiácidos como omeprazol e ranitidina acontece com frequência, devido ao fácil acesso dessas medicações, além do conhecimento comum de que são medicações eficazes no alívio de diversos sintomas gastrointestinais.

Os riscos da automedicação

O problema de se automedicar é, principalmente, mascarar sintomas de algo que pode ser potencialmente grave, atrasando o diagnóstico e tratamento adequado. Como por exemplo, pacientes com câncer gástrico, que podem ter alguns sintomas aliviados com uso de antiácido, atrasando a procura da assistência médica.

Pacientes com refluxo gastroesofágico podem melhorar temporariamente com uso de antiácidos, mas sem a investigação adequada podem não identificar complicações e receber a dose. Ainda assim, não receberão o acompanhamento ideal, também perderá tempo de tratamento, que realmente resolverá o problema.

Além disso, o uso de medicações antiácidas a longo prazo podem, sim, trazer efeitos colaterais, como deficiências nutricionais, alterações no pH do estômago, má digestão de alimentos, diminuição de absorção de vitaminas importantes com complicações associadas, bem como a possibilidade de supercrescimento bacteriano, gases e diarreia.

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Para acessar mais conteúdos informativos ou agendamentos, visite nosso site.

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺