Estômago e estresse: qual a relação entre os dois?

estresse-e-estomago

Você sabia que sintomas como dor de estômago, gases, enjoo, azia e estômago pesado muitas vezes podem estar relacionados ao estresse?

Isso ocorre porque, durante períodos de estresse, existe a liberação de substâncias e hormônios que interferem na regulação de fatores protetores de mucosa. Além disso, existe um estímulo extra para produção de ácido.

Causas da dor de estômago: o estresse é o principal?

Nos dias mais conturbados, é comum a pessoa se alimentar de maneira inadequada, ficando muito tempo sem comer nada ou comendo em excesso, abusando de alimentos mais pesados e industrializados. Por isso, é muito importante contar com uma alimentação saudável e balanceada.

Outra questão é o sono, em geral bastante prejudicado nesses períodos, o que pode afetar também a produção de substâncias importantes para a saúde gastrointestinal.

Você sofre de estresse e ansiedade? Procure entender a razão do seu desconforto e busque atividades que te fazem bem! No entanto, se você já está sofrendo com as consequências físicas, não deixe de procurar assistência médica para iniciar o tratamento adequado.

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Para acessar mais conteúdos informativos ou agendamentos, visite nosso site.

Acompanhe os nossos conteúdos pelo Instagram.

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺