Por que fazer o exame de colonoscopia?

Se você nunca fez, deve estar se perguntando: Quando devo fazer uma colonoscopia? A colonoscopia é um exame importantíssimo, e em muitas indicações não pode ser substituído por nenhum outro.

É um exame obrigatório para todas as pessoas com 50 anos de idade ou mais, mesmo quando o intestino funciona perfeitamente e mesmo quando não há casos de câncer na família. É uma recomendação já bem estabelecida mundialmente, pois previne o câncer de intestino (colorretal), que é um dos mais comuns. Permite a retirada precoce de lesões precursoras, que podem evoluir para o câncer, por isso é considerada um exame preventivo.

Além disso, a colonoscopia permite o diagnóstico de várias outras doenças do intestino grosso ou no reto, como úlceras, colite, pólipos intestinais, doença de Crohn, retite ou síndrome do intestino irritável.  

O exame exige preparo intestinal (dieta e laxativos), mas hoje em dia preparos mais modernos são muito bem tolerados e seguros. No dia do exame recomenda-se uma alimentação leve, a base de líquidos como água de coco e água com limão.

Não deixe de fazer o exame por medo ou vergonha. A colonoscopia salva vidas!

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp)

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺