H. pylori: Resistência a antibióticos. Fique atento no tratamento!

H.pylori

Estudos indicam que muitas pessoas sofrem deste problema, estima-se que 2/3 da população mundial esteja infectada pela bactéria H. pylori. Para piorar, estudos apontam que muitas pessoas não realizam os tratamentos necessários e nem se quer desconfiam que estão com a bactéria.

Esse número é preocupante, pois a bactéria é muitas vezes o agente causador da gastrite crônica, úlcera péptica e duodenal, além de estar associada também ao incremento do adenocarcinoma e linfoma gástricos. Portanto, o tratamento é importantíssimo e deve ser feito com uso de antibióticos específicos por um período de 14 dias.

Mas o fator mais preocupante é que a taxa de resistência dessa bactéria aos antibióticos utilizados em seu tratamento vem aumentando consideravelmente e em algumas situações o tratamento não é capaz de eliminar o H. pylori. Porém, muitas vezes os medicamentos ministrados não são capazes de combater o problema, fazendo com que o paciente desacredite do tratamento. Nesses casos, esquemas de antibióticos alternativos devem ser utilizados.

Como é o tratamento ultimamente?

O último consenso brasileiro de tratamento do H. pylori (publicado em 2018) é claro nas recomendações dos antibióticos que devem ser instituídos e essas recomendações devem ser seguidas pois são baseadas nos estudos de eficácia terapêutica e resistência bacteriana.
O importante é insistir até que o Helicobacter pylori seja erradicado e o sucesso do tratamento deve ser avaliado com exames de controle (endoscopia digestiva alta ou teste da uréase respiratório) após cerca de 4-8 semanas do término do tratamento.

Então, se você tem algum tipo de desconforto ou dor na região estomacal, não deixe de buscar ajuda médica. Essa situação é séria e se não for tratada corretamente pode acarretar complicações muito severas.

Precisa de ajuda? Podemos te ajudar! Se você ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta,  Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou  (WhatsApp).

Quer conhecer outros assuntos importantes como este? Leia nossos outros artigos

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺