Microbiota intestinal: Na saúde e na doença

Microbiota intestinal: Na saúde e na doença

Microbiota intestinal é a população de microorganismos (bactérias, fungos e vírus) que habitam no nosso intestino.

Além disso, a Microbiota intestinal está presente em cada individuo e se forma a partir do nascimento. Esta é influenciada pela via de parto (vaginal ou cesariana) e amamentação. É aos poucos que essa microbiota vai tendo sua identidade definida por uma série de fatores, são eles: tempo de amamentação, genética, interação com o meio ambiente, local onde se vive e o tipo de alimentação.

Contudo, estudos sugerem que a partir do terceiro ano de vida a microbiota já esteja formada e também se mantenha relativamente estável ao longo de toda a vida. E é por isso  que a alimentação infantil é muito importante e precisa de bastante atenção.

Existem algumas situações que podem mudar e para pior o cenário, são elas: o uso de antibióticos, o alto nível de estresse, idade avançada e também a má alimentação. Tudo isso pode desregular e interferir na qualidade de nossa microbiota intestinal ocasionando variados transtornos digestivos.

Além disso a microbiota intestinal tem uma função protetora e metabólica, estrutural e imune. Com isso a desregulação é chamada de disbiose e pode trazer problemas de saúde como síndrome metabólica, obesidade, transtornos gastrointestinais, imunológicos, alergias, dentre outros.

Como manter a microbiota intestinal saudável?

Neste caso para que se mantenha a microbiota saudável é importante que mantenhamos uma alimentação adequada e rica em fibras (prebioticos) além de realizar atividades físicas e, se necessário, suplementar probióticos através de fórmulas comercializadas.

Que tal mudar de hábitos? Vamos manter essas bactérias boas como aliadas pra nossa saúde! São benefícios naturais que já nascem com a gente! Não deixe de se cuidar e buscar sempre atendimento médico especializado para realizar as suas consultas.

Caso sinta algum sintoma incomum, é importante que busque imediatamente auxílio médico e siga a risca as orientações passadas. Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre saúde gastrointestinal? Leia nossos outros artigos!

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (WhatsApp).

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺