Omeprazol causa demência?

Omeprazol causa demência?

O surgimento dos inibidores de bombas de prótons, classe de medicamentos da qual o omeprazol faz parte, revolucionou o tratamento de diversas doenças do trato gastrointestinal e esse benefício é incontestável, pois tratam afeções muito prevalentes melhorando a qualidade de vida e impedindo complicações importantes.

Como todo medicamento, sua prescrição tem indicações e tempo de uso específicos e seus efeitos colaterais devem sempre ser levados em consideração.

São medicações muito seguras utilizadas principalmente no tratamento da doença do refluxo, gastrites e úlceras e atua através da inibição da produção de ácido clorídrico (presente no suco gástrico).

No entanto, devido a essa alteração na acidez estomacal, seu uso prolongado pode trazer impactos ao organismo. O uso excessivo/prolongado de omeprazol, assim como os demais medicamentos dessa classe (pantoprazol, esomeprazol, lanzoprazol e demais), pode prejudicar a absorção de vitaminas e minerais em alguns pacientes, como o magnésio e a vitamina B12, além de alterar a microbiota intestinal, provocando diversos problemas à saúde.

Além disso, a má absorção de vitamina B12, por exemplo, pode causar danos aos nervos e ao cérebro, resultando, em alguns casos, em demência. Contudo, é importante salientar que faltam evidências científicas comprovando a associação do uso de omeprazol e similares com casos de demência.

Se você precisa fazer uso crônico dessas medicações, converse com seu médico a respeito, pois existem maneiras de monitorar os possíveis efeitos colaterais. Não tome medicações por conta própria sem acompanhamento.

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺