Mitos sobre esteatose hepática: Não existe tendência familiar.

É mito! Existe tendência familiar para esteatose. Isso porque, vários genes foram associados ao riscos de desenvolver esteatose hepática e suas complicações. Os casos familiares, portanto, devem ser valorizados e rastreados.

A esteatose hepática ou gordura no fígado é a manifestação hepática de várias doenças do fígado e também de doenças sistêmicas. Além disso, em vários casos estas doenças exibem predisposição familiar e/ou determinação genética, isto é, a tendência familiar.

A importância da avaliação preventiva em casos de tendência familiar

Sendo assim, as avaliações preventivas e de rastreio podem antecipar o diagnóstico de doenças pouco sintomáticas ou assintomáticas em famílias onde se observa aumento da frequência de um mesmo diagnóstico. 

Ademais, pacientes que apresentam história familiar positiva para doenças como diabetes, alterações do colesterol e triglicerídeos e obesidade devem ser precocemente rastreados para estes diagnósticos. Os pacientes que apresentam história e tendência familiar de cirrose hepática relacionada à esteatose hepática, devem receber avaliação clínica de rastreio, mesmo na ausência de sintomas. O diagnóstico precoce permite tratamento mais adequado e pode evitar as complicações graves da doença hepática gordurosa como a cirrose hepática.

Onde realizar os exames e consultas

A clínica Gastrolife possui uma estrutura completa para que você realize todos os seus exames e consultas. Além disso, temos profissionais especializados para atendê-lo com eficiência desde a recepção até o atendimento. A nossa missão é fornecer um ambiente seguro, confortável e acolhedor para que nossos pacientes se sintam à vontade e se preocupem apenas com seu bem-estar

Por fim, se algum exame indicou esteatose ou você apresenta condições que aumentem o risco de esteatose, não deixe de conversar com um especialista. Estamos à disposição!

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98157-2871(WhatsApp). No mais, acesse nosssas redes sociais para conferir outros conteúdos como esse.

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺