Mitos sobre Esteatose Hepática: É normal ter gordura no fígado?

Não é normal ter gordura no fígado.

Cerca de 25 a 30% da população mundial apresenta esteatose hepática e há tendência de aumento neste percentual. Isso porque, é uma consequência ao considerar o estilo de vida sedentário, alimentação rica em carboidratos e gorduras e o aumento de doenças como diabetes e obesidade no mundo todo. 

As principais causas de esteatose hepática envolvem doenças sistêmicas como obesidade e diabetes, que se manifestam no fígado como esteatose. 

Deve-se considerar a presença de esteatose hepática como um alerta para avaliação global do paciente. Isso porque, pode ser consequência de alterações hormonais e de outras doenças sistêmicas. É possível, portanto, que estejam associadas à doenças da tireóide, resistência insulínica e diabetes. Além disso, também é possível associá-la a síndrome do ovário policístico, alterações do colesterol e triglicerídeos no sangue.

Apesar das várias condições associadas à esteatose hepática, esta condição costuma se apresentar de forma assintomática e é necessário alto grau de suspeita e vigilância para que haja sua investigação. Além disso, é adequadamente avaliada pelos exames de imagem que incluem a ultrassonografia do abdome, a elastografia hepática e a ressonância do abdome, quando necessária. 

Se algum exame indicou esteatose ou você apresenta condições que aumentem o risco de esteatose, não deixe de conversar com um especialista. 

Onde tratar a gordura no fígado?

A Gastrolife é uma clínica localizada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Além de todo o suporte através de uma equipe qualificada, também contamos com equipamentos altamente tecnológicos. Tudo isso é essencial, portanto, para auxiliar na garantia de bem-estar e qualidade de vida para os nossos pacientes.

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98157-2871(WhatsApp).
———-
Conteúdo em parceria com a Professora Thais Guaraná
CRM 52-73942-1
RQE 32713 / 32714 / 39560

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺