Sua barriga distende como um balão?

O supercrescimento bacteriano, conhecido pela sigla SIBO, ocorre quando existe o aumento significativo de bactérias colonizando o intestino delgado (parte fina do intestino). Em geral, habitam poucas bactérias nesse local.

Sendo assim, identifica-se essa situação cada vez mais como causa do aparecimento de gases, dor, distensão abdominal e diarreia. Ademais, a pessoa pode passar a digerir mal alguns alimentos e o diagnóstico pode se confundir com intolerância alimentar.

Além disso, vale ressaltar que algumas condições podem propiciar a proliferação dessas bactérias maléficas. Por exemplo, o uso de medicamentos que alterem o pH ou a microbiota intestinal, doenças que ocasionam distúrbios de motilidade e alterações anatômicas do tubo digestivo secundárias ou não à cirurgias prévias.

Quais condições colaboram para o supercresimento bacteriano?

Ademais, confira alguns exemplos de condições que podem colaborar para o aparecimento do supercrescimento bacteriano intestinal:

  • Diabetes;
  • Idosos;
  • Uso crônico de antiácidos (omeprazol, pantoprazol, ranitidina, esomeprazol…);·    
  • Uso de antibióticos e imunossupressores;
  •  Cirurgias digestivas;
  • Cirurgias bariátricas;
  • Gastrites atróficas;
  • Esclerodermia;
  • Cirrose hepática.

O diagnóstico de SIBO

O diagnóstico de SIBO é feito principalmente por um teste chamado hidrogênio expirado.

Como o teste para SIBO é feito:

No dia do exame paciente deve comparecer em jejum de 12 horas, tendo feito algumas restrições dietéticas no dia anterior. É necessária também a interrupção de alguns tipos de medicamentos (antibióticos, probióticos) com prazos específicos de antecedência.

Em primeiro lugar, antes de iniciar o teste é solicitado que o paciente sopre em um aparelho especial (não se preocupe, pois existe um adaptador descartável para cada paciente). Após essa aferição basal, é oferecido um xarope de substrato via oral.

Daí em diante, deve-se realizar mais algumas aferições. Em seguida, o paciente deve soprar neste mesmo aparelho com intervalos de 15 ou 30 min.

Durante todo o período do teste (que pode variar de 2-3 horas dependendo do tipo de teste) o paciente deve permanecer na clínica e não poderá fumar, alimentar-se ou beber água.

Imediatamente após o teste o paciente é liberado para comer.

Por fim, o médico fará uma avaliação do resultado do exame e o laudo será entregue via digital em alguns dias após a realização.

O tratamento do supercrescimento bacteriano

Quando o teste é positivo, realiza-se o tratamento, portanto, com antibióticos específicos, mudanças alimentares e uso de probióticos.

Sendo assim, se você está apresentando os sintomas citados acima, procure um especialista. Podemos ajudar você!

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Por fim, para acessar mais conteúdos informativos ou agendamentos, visite nosso site https://gastrolife.net/

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺