Você possui 40 anos ou mais? Saiba por que você deve fazer os exames de sorologia para hepatite B e C.

O vírus da hepatite é uma doença silenciosa e precisa de atenção. Continue a leitura para conferir o alerta sobre o assunto!

A estimativa da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) é de que no país há entre 1,5 milhão e 2 milhões de pessoas com hepatite, mas somente 300 mil sabem que possuem a doença.

Dessa forma, a Sociedade Brasileira de Hepatologia orienta a adultos maiores de 40 anos a realizarem os testes sorológicos de hepatite B e C. Continue a leitura para entender melhor sobre o assunto.

O que é hepatite?

A hepatite é uma doença responsável pela degeneração do fígado. Isso ocorre por conta de infecções virais (do tipo A, B e C), consumo demasiado de álcool uso contínuo de medicamentos com substâncias tóxicas para o corpo.

A doença pode se caracterizar como crônica quando a inflamação dura por pelo menos seis meses. Nesse caso, o mais recomendado é que a pessoa obtenha ajuda especializada e acompanhamento contínuo do caso.

Por que fazer o exame de sorologia para hepatite?

A hepatite C é uma gradual inflamação do fígado que, pode causar a cirrose e o câncer hepático. Com isso, o órgão que possui a importante função de eliminar substâncias tóxicas do corpo pela filtragem do sangue, fica totalmente comprometido.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 1,5 milhão de pessoas não sabem que têm o vírus. Assim, é imprescindível que as pessoas com 40 anos ou mais, realizem o exame de sorologia para certificar como anda a saúde do fígado. Além de diversos outros exames de rotina, que também costumam atingir, principalmente, pessoas nessa faixa etária.

Hepatite tem cura?

“Eu tenho como prática solicitar o exame de sorologia de hepatite a todos os pacientes em uma primeira consulta e já tive várias surpresas de pacientes que deram positivos. Dessa forma, conseguimos tratá-los da forma mais precoce possível.”, comenta a gastroenterologista Fabiana Basílio da equipe Gastrolife.

Assim, uma medicina preventiva que evita os problemas da doença, tratando a saúde do paciente é defendida. Pois, a hepatite C tem cura! E a hepatite B tem tratamento!

Atenção aos alertas de proteção

Os fármacos são fornecidos pelo Governo, sem custos ao paciente, bem tolerados e com pouquíssimo efeito colateral. Além disso, possíveis complicações são evitadas.

Lembrando sempre das medidas de proteção:

  • Garanta a vacina da hepatite B;
  • Use preservativo;
  • Não compartilhe perfuros (agulhas, seringas, alicates, barbeadores);
  • Se gestante, fazer o pré-natal adequadamente;
  • Avisar ao parceiro em caso de exame positivo;
  • Realizar tatuagem apenas em lugares autorizados;
  • Fazer exames de rotina. 

Procure especialistas e profissionais adequados

Então se você precisar de nutricionistas e gastroenterologistas especializados, vem para a Gastrolife! Estamos prontos para atendê-lo. Afinal, nossa missão é auxiliar na promoção de saúde e qualidade de vida, visando sempre um atendimento humanizado. 

Agende já sua consulta! Temos atendentes disponíveis para realizar sua marcação. Basta entrar em contato pelo telefone: (21) 3547-5563 ou (21) 98157-2871 (WhatsApp). Também é possível agendar através do nosso site: https://gastrolife.net/ 

———-
Conteúdo em parceria com a nossa Gastroenterologista Fabiana Basílio
CRM 52.0107968-9
RQE 38940

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺