Ozempic causa refluxo?

Quais os efeitos colaterais do Ozempic? Ele possui real efeito no corpo? Confira tudo sobre o tema neste artigo preparado por uma de nossas endocrinologistas!

Talvez você já tenha ouvido falar do Ozempic, e ficado com dúvidas sobre seus efeitos colaterais. Então continue com a leitura do artigo para saber mais sobre o tema!

O que é o Ozempic?

Ozempic é um medicamento aprovado para o tratamento do diabetes e também da obesidade! Além disso, pelo benefício de perda de peso, também pode ser usado no manejo da esteatose hepática (a famosa “gordura no fígado”).

Cada vez mais usado, a pergunta que te faço é: ele pode ser a causa da piora do seu refluxo? E sim! Pode ser sim!

Ozempic faz parte da classe de medicamentos chamada análogos de GLP1 e tem como mecanismo de ação principal a lentificação do esvaziamento gástrico. Ou seja, seu estômago vai demorar mais para esvaziar, garantindo uma maior saciedade. O que pode contribuir muito na perda de peso.

Entretanto, como principal efeito colateral temos os enjoos, principalmente ao consumir uma quantidade maior do que deveríamos. Além disso, pacientes com refluxo podem ter piora dos sintomas. Por isso, é muito importante você ser avaliado por um endocrinologista e sempre avisar ao seu gastro ao iniciar esse tipo de medicamento.

Apesar de ser uma excelente opção de medicamento, não é para todo mundo. Nunca se automedique!

5 maneiras para reduzir o enjoo

Dicas para reduzir o enjoo e o refluxo durante o uso:

1. O ozempic é de uso semanal, então não faz muita diferença o horário da aplicação. Mas outros medicamentos da mesma classe, como Victoza e Saxenda, são usados 1x/dia, com preferência pelo uso diurno nesses casos;

2. Diminua a quantidade das porções;

3. Separe melhor a quantidade de fibras e proteínas nas refeições, já que são nutrientes com digestão mais lenta;

4. Tenha um maior cuidado na progressão da dose;

5. Sempre faça um acompanhamento com o endócrino para manejar qualquer alteração.

Onde conseguir tratamento endócrino de qualidade?

A Gastrolife é uma clínica localizada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Além de todo o suporte através de uma equipe qualificada, também contamos com equipamentos altamente tecnológicos. Tudo isso é essencial, portanto, para auxiliar na garantia de bem-estar e qualidade de vida para os nossos pacientes.

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98157-2871(WhatsApp).
———-
Conteúdo em parceria com a nossa Endocrinologista Marília Bernardo
CRM 5201083643
RQE 35170

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺