Endoscopia: por que não estamos fazendo na pandemia?

Devido a pandemia de coronavírus, os exames de endoscopia foram temporariamente suspensos pelos órgãos oficiais de saúde, por conta do estado de transmissão comunitária do vírus, bem como a existência de portadores assintomáticos da doença.

Os exames endoscópicos são considerados de alto risco na transmissão de coronavírus, pois são capazes de gerar aerossóis. Os aerossóis são partículas muito pequenas capazes de se dispersar no ambiente alcançando longas distâncias e permanecendo no local por mais tempo.

Durante o procedimento, pode ocorrer reatividade das vias áreas e tosse. Além disso, no exame são acionados procedimentos de aspiração com o aparelho. Ambos podem fazer com que as gotículas de secreções do tubo digestivo se partam em partículas muito pequenas formando aerossolização.

Outros procedimentos geradores de aerossóis incluem intubação traqueal, ventilação não-invasiva, traqueostomia, ressuscitação cardiopulmonar, ventilação manual (pré-intubação) e broncoscopia, todos considerados de alto risco para a transmissão da doença.

Desta forma, todos os exames de endoscopia agendados não urgentes serão considerados eletivos, sendo adiados até o controle do surto no país, visando a saúde e o bem-estar de toda a equipe e seus pacientes.

Preciso fazer uma endoscopia urgente, e agora?

Os exames endoscópicos considerados urgentes e que ainda poderão ser realizados, mesmo com os riscos mencionados acima são: sangramento digestivo, impactação por corpo estranho, estenoses e obstrução de vias biliares.

Ficou com alguma dúvida ou precisa de uma consulta, agende agora mesmo pelo telefone: (21) 3547-5563 ou WhatsApp: (21) 98020-8081.

Para mais conteúdos informativos, navegue pelo nosso site.

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺