Probióticos: por que não manipular?

probioticos

Você sabe dos benefícios dos probióticos e, por isso, suplementa? Procurou um profissional e recebeu uma prescrição para ser manipulada? Saiba porque não recomendamos as formulas manipuladas!

O que são probióticos?

Os probióticos são microorganismos (bactérias, vírus e fungos) presentes em nosso
corpo e que habitam principalmente nosso intestino. Com isso, eles fazem parte do que
chamamos de “microbiota intestinal”.

Nesse sentido, os probióticos são importantíssimos para nossa saúde! Estudos mostram que eles são benéficos, pois são capazes de produzir substâncias de atuam na proteção das
mucosas, além de produzir substâncias anti-inflamatórias e anticancerígenas.

No entanto, esses microorganismos não são iguais, visto que há uma grande variação de cepas (tipo de probiótico) e ainda não se sabe ao certo se a combinação de mais de um probiótico é benéfica. Por exemplo, fórmulas manipuladas, em geral, incluem mais de uma cepas.

Como são comercializados

Alguns tipos de probióticos não devem ser comercializados em forma de cápsulas, pois o processo poderia inativá-los. Enquanto isso, outros devem vir em forma de cápsulas para que possam chegar viáveis ao local de ação.

Desta forma, sabe-se que algumas cepas podem ser inativadas pelo ácido do estômago, por isso é importante que, além de ter tecnologia que garanta essa viabilidade, eles não sejam consumidos em jejum (ao contrário do que muitas pessoas pensam).

Porque não devemos manipulá-los

A manipulação desses produtos traz diversas incertezas quanto ao conhecimento da cepa (tipo de micoorganismo) existente no produto, quantidade de colônias (número de microorganismos) e sua viabilidade (capacidade de chegarem vivos onde vão agir). Portanto, na dúvida, prefira as marcas certificadas de laboratórios confiáveis.

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Além disso, para acessar mais conteúdos informativos, acompanhe o nosso Instagram. Ou, se preferir, realize agendamentos pelo nosso site aqui.

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺