5 hábitos poderosos que vão melhorar sua saúde digestiva

Saiba quais são esses hábitos e prepare-se para colocá-los em prática!

 

Os seus hábitos e estilo de vida podem contribuir totalmente para manter sua saúde digestiva em dia. Da mesma forma, o sistema gastrointestinal desempenha um papel fundamental em nosso bem-estar geral, afetando nossa energia, imunidade e até mesmo nosso humor. 

Sendo assim, manter esses cuidados não é só importante para evitar desconfortos, inchaços e indigestão, mas também para garantir que nosso corpo absorva os nutrientes de forma eficiente. 

Neste artigo, nós da equipe Gastrolife selecionamos os principais hábitos que você pode incorporar em sua rotina diária para melhorar sua saúde digestiva. Quer saber mais sobre eles? Siga a leitura!

1️) Separe um tempo para as refeições

Sabe aquele ditado que diz que devemos “mastigar 32 vezes”? Ele faz total sentido! Afinal, o processo de digestão começa na boca. Sendo assim, separar um tempo para mastigar bem os alimentos é essencial, pois auxilia na quebra dos alimentos e facilita a digestão e a absorção de nutrientes. 

2️) Mantenha-se hidratado

Beber água é essencial para manter a saúde digestiva. Ela ajuda a manter a regularidade intestinal e a prevenção da constipação. Além disso, a água ajuda a diluir os nutrientes dos alimentos, tornando-os mais acessíveis para o processo de absorção pelo intestino delgado. Isso é essencial para garantir que seu corpo aproveite ao máximo os nutrientes dos alimentos que você consome

3) Tenha uma alimentação equilibrada

Uma dieta saudável é fundamental para o bom funcionamento do sistema digestivo. Por isso, busque consumir alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes e cereais integrais. As fibras, por exemplo, são essenciais para manter um trânsito intestinal saudável e previnem a constipação. 

Além disso, recomenda-se, para uma boa saúde digestiva, evitar o excesso de alimentos processados, ricos em açúcares e gorduras saturadas, que podem sobrecarregar o sistema digestivo.

4) Pratique atividade física regularmente

A atividade física regular não apenas mantém seu corpo em forma, mas também pode  contribuir para a saúde digestiva. Os exercícios ajudam na prevenção da constipação e melhora a circulação sanguínea no sistema digestivo. 

Além disso, também auxiliam na manutenção de um peso saudável, o que é importante para prevenir problemas digestivos relacionados à obesidade.

5️) Pratique atividades relaxantes e evite o estresse

O estresse pode causar dor de estômago, indigestão e alterações no apetite. Quando estamos estressados, nosso corpo libera hormônios que podem causar desconforto abdominal, azia e até mesmo afetar a flora intestinal.  Por isso, é essencial praticar atividades relaxantes e usar técnicas de gerenciamento do estresse, como meditação, ioga, hobbies e momentos de lazer.

Adote esses hábitos hoje mesmo e garanta uma boa saúde digestiva!

No mais, vale destacar que adotar esses cinco hábitos poderosos pode fazer uma diferença significativa na sua saúde digestiva. Por isso, inicie essas práticas saudáveis ​​em sua vida hoje mesmo! Sua digestão e seu corpo agradecem.

 

E se precisar, estamos à disposição! O time Gastrolife está pronto para te ajudar a manter a saúde gastrointestinal em dia. Além de todo o suporte e atendimento humanizado, também contamos com equipamentos eficientes e tecnológicos. Tudo isso é essencial, portanto, para auxiliar na garantia de bem-estar e qualidade de vida para os nossos pacientes.

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou(21) 98020-8081 (WhatsApp).

 

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺