H. pylori positivo é sinal de câncer?

O H. pylori positivo não é sinal de câncer, porém aumenta significativamente a chance de desenvolvimento de câncer de estômago e, por isso, é uma infecção que merece toda nossa atenção.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É uma bactéria resistente que se aloja no estômago, sendo adquirida geralmente na infância com a ingestão de água e alimentos contaminados. A infecção causa uma inflamação crônica no estômago e em alguns casos (principalmente se existe história na família de câncer gástrico, fumo e dieta inadequada) pode levar ao desenvolvimento de câncer neste órgão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por ser uma infecção silenciosa, pode passar anos sem causar qualquer sintoma. Muitas vezes causa gastrite ou úlceras e, assim, o paciente pode apresentar dor de estômago, queimação e má digestão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se estiver apresentando algum dos sintomas citados ou possui história de câncer gástrico na família, não deixe de consultar o seu médico gastroenterologista. Cuide-se!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺