Colonoscopia e Pantera Negra: como se prevenir do câncer de intestino

colonoscopia-pantera-negra

O astro de Pantera Negra, Chadwick Boseman, infelizmente, faleceu aos seus 43 anos de câncer de intestino, pois foi descoberto tardiamente através da colonoscopia, o que diminui muito a chance de cura.

Câncer de intestino é considerado o segundo tipo mais comum no Brasil

Já são mais de 20.540 novos casos de câncer colorretal em homens e 20.470 em mulheres neste ano, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA-2020).

Como o exame de colonoscopia poderia ter salvo o astro de Pantera Negra

Principalmente quando feito previamente, o exame de colonoscopia possibilita a retirada de lesões precursoras antes do desenvolvimento de câncer.

A recomendação do exame para rastreio destina-se a pessoas com 50 anos ou mais (mesmo que assintomático ou sem história familiar de câncer de intestino).

No entanto, pelo aumento progressivo de casos em pacientes jovens como Chadwick, atualmente, a Sociedade Americana de Câncer já recomenda que o exame seja realizado aos 45 anos de idade.

Por isso, alertamos para a importância da realização de consultas, exames e check-ups por, pelo menos, uma vez ao ano. Sua saúde vem em primeiro lugar!

Se você possui 45 anos ou mais, bem como histórico de câncer ou pólipos na família, converse com seu médico sobre o exame de colonoscopia. Podemos ajudá-lo!

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Para acessar mais conteúdos informativos, acompanhe o nosso Instagram. Ou, se preferir, realize agendamentos pelo nosso site aqui.

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺