Infecção gastrointestinal – O perigo do verão!

Infecção

A infecção gastrointestinal é um problema e acontece muito no verão. Pastel, camarão, cerveja, salgadinho, hot-dog, queijo coalho: A lista de tentações é vasta e muito saborosa.  Grande parte das pessoas passa o ano de dieta, cuidando da saúde e praticando exercícios, por isso, as férias significam uma pausa, não só no trabalho mas também nas regras na alimentação. Por consequência, o verão acaba sendo a porta de entrada para pratos lotados de frituras, exageros e comidas preparadas sem muito cuidado.

O verão deveria ser o momento onde as pessoas tomam mais cuidado com o que vão comer, dar preferência para comidas frescas e alimentos saudáveis. A falta de cuidado com o que se come nas férias pode ocasionar infecções gastrointestinais sérias, uma vez que as altas temperaturas favorecem o crescimento de bactérias nos alimentos.

Como a infecção acontece?

A infecção acontece no intestino onde ocorre o trânsito intestinal, lá existem as bactérias boas, que ajudam na digestão, na absorção e no processamento do bolo alimentar. Porém, também existem as bactérias ruins. Nesse caso, se as bactérias ruins estiverem em maior quantidade, o corpo vai responder com cólicas, diarreia, formação de gases e distensão da barriga. Por isso, tomar cuidado com a procedência da água (inclusive do gelo) e da comida é uma das medidas que ajudam a evitar maiores problemas.

Além disso, alterações na rotina como mudar bruscamente o horário das refeições, ingestão de alimentos gordurosos, ricos em açúcares e pobres em fibras, também podem colaborar para que uma infecção gastrointestinal ocorra.

Mas nem sempre o mal estar significa uma infecção alimentar. O contato com alimentos e temperos diferentes ao que se está acostumado também pode provocar os sintomas da enfermidade.

Então, se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de conferir nossos outros artigos!

Vá até os nossos outros artigos!

Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta, entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺