Recebi o diagnóstico de intolerância à lactose, e agora?

Entenda o que fazer após a detecção desta condição!

 

Embora muitos se preocupem ao receber o diagnóstico de intolerância à lactose, isso não significa que você nunca mais poderá usar derivados do leite. Isso porque, existem graus indicativos dessa condição, que podem gerar uma classificação de alta ou baixa intolerância. 

 

Na prática há uma relação direta com o seu intestino e sua capacidade de produção no que se refere à enzima responsável por digerir a lactose, isto é, a lactase. Sendo assim, é importante considerar as particularidades do seu organismo e realizar algumas mudanças na alimentação, a fim de manter a saúde e qualidade de vida.

Para ajudá-lo nesse processo, a equipe da Gastrolife preparou um artigo com as principais dúvidas e informações sobre o tema. Acompanhe até o final e saiba o que fazer após receber o diagnóstico de intolerância à lactose:

Quais são os sintomas da intolerância à lactose?

Como foi dito acima, os sintomas da intolerância à lactose podem variar de leves a graves e, geralmente, ocorrem após o consumo de produtos lácteos. Entre os mais comuns, pode-se destacar:

  • Inchaço;
  • Gases;
  • Cólicas abdominais;
  • Diarreia;
  • Entre outros.

O diagnóstico é, muitas vezes, confirmado por meio de exames clínicos, como o teste de hidrogênio expirado ou o teste de intolerância à lactose.

Recebi o diagnóstico de intolerância à lactose. O que devo fazer?

Em primeiro lugar, pode-se dizer que mesmo as pessoas que têm intolerância grave, ou seja, que conseguem digerir uma quantidade pequena de lactose, tem ainda outros artifícios para continuar usando os derivados do leite. Por exemplo, o uso de produtos sem lactose, que no geral são produtos que já vem do mercado sem a presença da enzima dentro. 

 

Existe também a possibilidade de fazer o uso da enzima lactase, que é vendida como cápsula de comprimidos em todas as farmácias. Tem várias formulações, e a gente pode tomar ela junto com as refeições ou alimento que contém lactose, e ela, ao auxiliar esses alimentos, diminui os sintomas gerados pela má digestão. 

4 dicas para se manter saudável após ser diagnosticado com intolerância à lactose

Como foi dito anteriormente, é possível continuar ingerindo os alimentos com lactose, mesmo após o diagnóstico de intolerância. É preciso, no entanto, ter uma maior cautela com a alimentação e levar em conta as alternativas disponíveis. Veja mais a seguir: 

 

  • Conheça as alternativas: Atualmente, o mercado oferece uma variedade de produtos sem lactose, incluindo leites vegetais (amêndoa, soja, aveia), queijos sem lactose e iogurtes alternativos. Essas opções podem ser ótimas substituições.
  • Leia os rótulos: Ao fazer compras, leia sempre os rótulos dos alimentos. Muitos produtos contêm lactose oculta, então é importante estar ciente do que você está consumindo.
  • Suplementos de lactase: Os suplementos de lactase estão disponíveis no mercado e devem ser tomados antes do consumo de produtos lácteos, ajudando na digestão da lactose.
  • Alimentos naturais: Opte por alimentos naturais e frescos, como frutas, legumes, carnes magras, peixes e grãos integrais. Eles são naturalmente livres de lactose.

Quer saber mais sobre a intolerância à lactose? Nós podemos te ajudar! 

Por fim, o objetivo deste artigo é tirar as principais dúvidas sobre o diagnóstico de intolerância à lactose. Em todos os casos, com as informações certas e algumas adaptações na dieta, é possível desfrutar de uma vida saudável. Experimente novos alimentos, esteja atento aos sinais do seu corpo e, se necessário, busque orientação profissional! 

Na Gastrolife, temos uma equipe de profissionais prontos para te ajudar a manter a saúde gastrointestinal. Estamos localizados na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ) e além de todo o suporte através de uma equipe qualificada, também contamos com equipamentos altamente tecnológicos. Tudo isso é essencial, portanto, para auxiliar na garantia de bem-estar e qualidade de vida para os nossos pacientes.

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou(21) 98020-8081 (WhatsApp).

 

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺