Bastidores do Preparo de Colonoscopia: Tudo que você precisa saber (por Dra. Paula Novais)

A Dra. Paula Novais, gastroenterologista aqui da Gastrolife, realizou o exame e registrou todos os detalhes do preparo para orientar os pacientes. Acompanhe os “Bastidores do Preparo de Colonoscopia” e saiba quais as orientações adequadas para fazer o exame!

 

Olá, pessoal! 

 

Meu nome é Paula Novais, sou gastroenterologista e endoscopista da Gastrolife. Recentemente fiz a minha colonoscopia, um exame essencial para o diagnóstico e tratamento de doenças gastrointestinais e que deve ser feito por todos a partir dos 45 anos de idade.

 

Acontece que muitos pacientes tendem a adiar o exame, principalmente por medo do preparo. Por isso, quero aproveitar para contar para vocês como foi o passo a passo do meu preparo de colonoscopia e mostrar que esse processo é muito simples e necessário. 

 

Vamos lá? 

Instruções pré-exame

Em primeiro lugar, na Gastrolife, nós disponibilizamos um informativo bem explicadinho com todas as etapas necessárias para o preparo de colonoscopia. Então, é muito importante que, ao fazer o exame, você imprima com antecedência esse documento para organizar tudo direitinho com tranquilidade.

 

 

Exemplo disso, são alguns medicamentos que você precisará adquirir para se preparar de forma adequada e obter o êxito no exame. Vale destacar também que cada clínica tem o seu próprio preparo, então, esse processo pode variar de acordo com o local, inclusive no que se refere aos medicamentos de recomendação. 

 

O preparo requer dois dias de alguns ajustes na dieta, ingestão de líquidos e ingestão de medicamentos para a limpeza intestinal. Para o sucesso do exame é extremamente importante seguir detalhadamente e rigorosamente o que vem escrito no informativo de preparo. 

Atividade física no preparo de colonoscopia

Um dos questionamentos dos pacientes em relação ao preparo de colonoscopia é a atividade física. Na antevéspera (dois dias antes do exame), você pode realizar seus exercícios físicos, desde que você mantenha uma boa hidratação, certo? Então, nesse dia, eu fui para academia normalmente! 

 

Já na véspera do exame, o ideal é que você tenha um dia mais tranquilo e sem exercícios físicos, principalmente porque irá fazer o uso dos laxativos e precisará de um preparo mais dedicado. 

Hidratação no preparo de colonoscopia

Um dos pilares que você não pode deixar de lado no preparo de colonoscopia é a hidratação! No meu preparo eu tomei, pelo menos, 3 litros de líquido por dia. Neste caso, recomendo a todos que separem um recipiente em que você possa contabilizar a quantidade de líquido que você beberá. 

 

No meu caso, separei uma garrafa de dois litros com água de côco e duas garrafinhas de 500ml de água, para mensurar o quanto eu deveria tomar. Afinal, além de auxiliar na qualidade do preparo de colonoscopia, esse processo ajuda para que o paciente se sinta bem durante o uso dos laxativos. 

 

Entre as bebidas que incluí no meu preparo e que recomendo a todos os meus pacientes, é a água de côco, que além de ser excelente para hidratar, também reduz a fome. Além disso, também é permitido beber sucos de frutas naturais (e, de preferência, passar tudo na peneira). 

Hidratação no preparo de colonoscopia

Dieta no preparo de colonoscopia

A dieta é uma questão muito importante do preparo de colonoscopia para que tudo saia conforme o esperado no exame. Então, fique atento! 

Dieta da antevéspera (dois dias antes do exame)

Nesse dia, as refeições podem ser sólidas, mas com baixo teor de fibras, sem grãos, sem gordura, sem alimentos integrais e sem leite e derivados. Mas dá para ter uma refeição bem legalzinha! Por exemplo: no meu almoço estava sem tantas opções liberadas em casa, mas comi arroz e carne assada desfiada. 

Também poderia ter sido um prato de arroz, peito de frango ou peixe grelhado, com legumes como cenoura, abóbora, chuchu. Nesse dia não comi folhas ou saladas e nem feijão!

Dieta da véspera (dia antes do exame)

As duas principais refeições do dia anterior do exame são formadas por uma sopa. O ideal é que, ao prepará-la, você leve em consideração as seguintes orientações:

 

  • Evite colocar legumes fibrosos, com folhas, e alimentos sustância (não colocar batata, batata-doce, aipim);
  • Não coloque nenhum tipo de ervas (pois elas podem deixar resíduos);
  • Evite deixar a sopa gordurosa. 

 

Na minha sopa, coloquei abobrinha, cenouras, e um pedaço de carne. Refoguei com cebola, alho, sal e azeite. Uma dica é colocar bastante água e deixar a sopa cozinhar bem, e depois que a carne estiver bem cozida, leve ao liquidificador e passe na peneira fina. E não é por nada não, mas a minha sopa ficou uma delícia! 

 

O bom é que não existe limite da quantidade de sopa – a única restrição é não comer outros alimentos, com exceção do lanche e do café da manhã, beleza? Então se bater uma fominha à tarde, pode ficar à vontade para repetir mais um pratinho de sopa! 

Dieta no preparo de colonoscopia

Café da manhã e lanche da antevéspera e véspera 

Chegou a hora do lanchinho. O que posso comer? 

 

A minha sugestão é bem simples e serve para o café da manhã e lanche da antevéspera e do dia anterior ao exame. Então, tomei um pouco de café com torradinhas integrais ou biscoito de água e sal (como a cream cracker) e um queijo tipo cottage para passar nelas. Como bebida, incluí um suco de maçã. 

 

Lembra também que para não ficar beliscando, você pode comer mais sopa, tomar água de coco, e assim, dar uma enganada na fome! 

 

Pode tomar café?

Essa é a pergunta de grande parte dos meus pacientes. E a resposta é sim! Na Gastrolife, o paciente pode tomar café e até mesmo chá, seja na antevéspera ou na véspera. Eu mesma não deixei de tomar meu cafezinho! Só não acrescente leite (nem um pouquinho).

 

Medicamentos no preparo de colonoscopia

Laxativo em comprimidos (aquele 1o estímulo!) no preparo de colonoscopia

Após o lanchinho da noite, já parti para a primeira etapa dos medicamentos: o uso do laxativo em comprimidos – lembre-se que ele já começa na antevéspera! A ideia é dar o primeiro estímulo para o intestino funcionar. Então, é importante que você já esteja em casa por volta de umas 18:00, porque embora a reação seja individual para cada organismo, é possível que o paciente sinta cólica e precise ir ao banheiro.  

Laxativo líquido- solução laxativa (não tem como fugir!)

Chegou a hora de fazer a diluição dos laxativos que vai de fato fazer a limpeza intestinal,  Como o meu exame estava agendado para parte da tarde, fiz um preparo fracionado (dividido em duas etapas – parte da solução foi tomada de noite e parte na manhã do dia do exame).

 

OBS: Quando o exame é feito de manhã, o laxativo em geral deve ser tomado todo em uma única etapa na noite anterior ao exame. 

 

É importante usar um copo medidor para ter certeza que a quantidade de água a ser misturada ao laxativa está correta.

 

É importante que você misture bem o conteúdo (para não ficar nenhum resíduo) e não tome muito devagar. O ideal é tomar 1 copo a cada 10 minutos, a fim de lavar bem o intestino grosso. Uma dica é misturar com gelo e tomar bem gelado!

 

Sugiro também que você faça o uso de um antigases e medicamentos que chamamos de procineticos/antieméticos antes mesmo de tomar o laxativo, porque isso vai ajudar a evitar o incômodo dos gases, não enjoar, não distender e auxiliar na qualidade do preparo de colonoscopia. 

 

Na clínica, o laxativo que costumamos recomendar é o Muvinlax ou Peg-lax. Achei o sabor bem razoável, com um gostinho leve de limão. Dá para tomar tranquilo! 

 

Ah! Vale lembrar também que, depois que você toma o laxativo, não deve jantar mais nada, ok? Depois disso, sem sopa! Se, porém, você estiver com muita fome, pode tomar um copo de suco claro (caju, limão, água de coco). Além disso, também pode tomar água em até 3 horas antes do exame, então se bater a sede na madrugada, não hesite em se hidratar (apenas de água!).

Chegou o dia do exame de colonoscopia! E agora?

Chegou o dia do exame! Preparo concluído com sucesso. Por aqui, achei que passou rapidinho. Fui para o exame com minha acompanhante e fiel escudeira, a Maria da Luz. Lembra que é necessário ir e voltar com um acompanhante, senão, você não consegue fazer o exame, tá bom? 

 

Chegando na clínica, recebi todas as instruções para iniciar o exame, deixei os documentos e assinei o termo de consentimento. Troquei de roupa auxiliada pela nossa carinhosa  equipe de enfermagem.  A Dra. Aline Almeida foi a anestesista responsável e realizou toda a entrevista necessária, explicou sobre o processo de sedação e fez as perguntas sobre o preparo de colonoscopia. 

 

Tudo ok, partimos para o exame! A Dra. Thais Guaraná foi a médica responsável pela minha colonoscopia.  A equipe da Gastrolife é muito top mesmo!

Dia do exame de colonoscopia

Pós-exame

Quando terminei o exame, fui conduzida pela enfermeira até o repouso, onde minha acompanhante me aguardava e ficamos lá até ser liberada. Logo, logo recebi meu laudo com as fotos do meu precioso intestino e fiquei muito feliz que deu tudo certinho. Em seguida, ganhei um voucher para fazer um lanchinho ao lado da clínica e não ir para casa em jejum. 

 

Ah! E como sei que meus pacientes se preocupam, vou deixar vocês atualizados: no final, deu tudo certo com o exame! Tinha um pequeno pólipo que foi retirado na hora com sucesso. Ainda bem que eu fiz meu exame na idade certa!

 

E por aí, você já fez o seu? Agora que deu para ver como é tranquilo, chegou a hora de cuidar da sua saúde também. A colonoscopia salva vidas! 

E se precisar, o time Gastrolife está pronto para te atender! 

Por fim, além de todo o suporte e atendimento humanizado, com uma equipe médica e de enfermagem experiente, nós da Gastrolife também contamos com equipamentos de ponta. Nossos endoscópios são os mais modernos, de alta resolução e com cromoscopia digital acoplada para realizar seus exames com grau máximo de eficiência. Afinal somos especializados!

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou(21) 98020-8081 (WhatsApp) e/ou confira nossas redes sociais!

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺