Pelos no rosto, acne, estrias e alterações no fígado? Saiba mais sobre a hepatite autoimune!

Já ouviu falar na hepatite autoimune? Trata-se de uma doença inflamatória crônica do fígado, causada por anticorpos produzidos pelo próprio organismo, cuja produção é deflagrada por mecanismos ainda não totalmente esclarecidos. 

 

Essa doença pode iniciar-se como uma hepatite aguda e progredir para doença hepática crônica e cirrose. Vale destacar também que ela ocorre com predominância em mulheres e pode acontecer em qualquer idade.

 

Nesse cenário, a Dra. Fernanda Manhaes preparou um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre a hepatite autoimune. Acompanhe e saiba mais sobre essa condição: 

 

Como a hepatite autoimune se manifesta?

As manifestações clínicas da hepatite autoimune  podem variar desde pacientes sem sintomas até aqueles com sintomas consideráveis e até mesmo debilitantes, podendo apresentar-se com falência hepática aguda.

Sendo assim, entre os principais sinais e sintomas que dão a pista para o diagnóstico, estão:

  • Alteração de enzimas hepáticas no exames de sangue;
  • Alterações do fígado em exame de ultrassonografia ou no exame físico;
  • Presença de pêlos exacerbados no rosto (hirsutismo);
  • Acne;
  • Estrias;
  • Presença de outras doenças auto-imunes associadas (ex; hiper ou hipotireodismo);
  • Cansaço;
  • Dores articulares.

 

Como ocorre o diagnóstico e tratamento desta doença?

Realiza-se o diagnóstico, portanto, através de exames de sangue (auto-anticorpos), ultrassonografia, elastografia e, por vezes, biópsia hepática. Além disso, realiza-se o tratamento por meio de medicações que suprimem a resposta imune, sendo as principais o corticóide e a azatioprina.

Sendo assim, o acompanhamento de um especialista em hepatologia é fundamental para a saúde e qualidade de vida do paciente. Isso porque, se não for tratada de forma adequada, esta doença pode ter um prognóstico ruim.

 

Quer saber mais sobre a hepatite autoimune? Nós podemos te ajudar! 

Por fim, o objetivo deste artigo é tirar as principais dúvidas sobre a hepatite autoimune. Em todos os casos, a orientação de um médico é fundamental para a prevenção, diagnóstico e tratamento dessa doença. 

 

Na Gastrolife, temos uma equipe de profissionais prontos para te ajudar a manter a saúde gastrointestinal. Estamos localizados na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ) e além de todo o suporte através de uma equipe qualificada, também contamos com equipamentos altamente tecnológicos. Tudo isso é essencial, portanto, para auxiliar na garantia de bem-estar e qualidade de vida para os nossos pacientes.

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou(21) 98020-8081 (WhatsApp).

 

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺