Alergia ao leite x intolerância à lactose

Intolerância a lactose x Alergia ao leite

“Tenho alergia ao leite ou sou intolerante a lactose?”

Neste caso, temos a nossa frente uma dúvida bastante comum em relação a ingestão do leite, por isso, é importante saber a diferença entre a alergia ao leite e a intolerância à lactose.

Por possuírem um fator em comum, as duas adversidades são facilmente confundidas, mas não se engane! A lactose é um carboidrato encontrado no leite que pode gerar intolerância quando o organismo tem deficiência na produção da enzima capaz de metabolizar este açúcar – a lactase.

Neste caso, os sintomas principais são de náuseas e distensão abdominal (excesso de gases) e pode ocorrer em diferentes idades, desde jovens até adultos.

Em contra partida, o leite, por sua vez, possui diversas proteínas que podem gerar respostas imunológicas, levando a sintomas diversos como: vômitos, diarreia, falta de ar e urticária (manchas no corpo). Essa condição é mais comum em bebês e crianças jovens, sendo rara em adultos.

E você, já sabia dessa diferença? Em todos os casos, não deixe de se consultar um gastroenterologista. Além disso, não retire ou inclua na sua dieta nenhum componente sem se consultar com um médico especialista.

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺