Quando preciso começar a fazer colonoscopia?

Se você possui dúvidas de quando fazer o exame de colonoscopia, continue com a leitura deste artigo.

Para saber quando começar a fazer colonoscopia é necessário se atentar a alguns detalhes que fazem a diferença na hora de determinar a idade recomendada para o exame.

Assim, a resposta para essa pergunta é: depende. E se você quiser entender melhor o porquê disso, continue com a leitura do artigo.

Como funciona o exame de Colonoscopia?

A colonoscopia é um exame com o intuito de permitir que o médico gastroenterologista possa olhar diretamente para dentro do cólon, também conhecido como intestino grosso. Para isso, utilizam o aparelho chamado de colonoscópio.

O colonoscópio é um comprido e fino tubo flexível. Com comprimento que pode chegar até aproximadamente 185 cm e um diâmetro que varia entre 1,0 e 1,3 cm.

Assim, a colonoscopia é feita através da introdução do colonoscópio pelo ânus e progressão do mesmo, até o início do cólon e final do intestino delgado.

O exame deve começar a ser feito com que idade?

Para essa pergunta é necessário analisar algumas situações, como histórico familiar e atual situação do funcionamento gastrointestinal do paciente:

  1. Investigar o histórico de neoplasia intestinal em parentes de primeiro grau: o rastreio dever iniciar 10 anos antes da idade que o familiar descobriu a neoplasia ou 40 anos de idade (o que for mais “cedo”);
  2. Analisar o histórico de alguma Síndrome de câncer colorretal hereditária confirmada ou suspeita com polipose adenomatosa familiar, sd. de Lynch ou doença inflamatória intestinal;
  3. Apurar se o paciente apresenta sinais ou sintomas que nos façam suspeitar de alterações intestinais: o exame pode também ser solicitado antes da idade do rastreio.

Para aqueles que não se encaixam em nenhum desses casos, o Ministério da Saúde Brasileiro ainda mantém o início com 45 anos de idade.

Porém, a periodicidade depende dos achados encontrados no primeiro exame (se teve pólipos, como estava o preparo, se o exame foi concluído), podendo ser repetido em 6 meses – 1 ano – 3 anos – 5 anos ou até mesmo 10 anos.

Onde realizar os exames e consultas

A clínica Gastrolife possui uma estrutura completa para que você realize todos os seus exames e consultas. Além disso, temos profissionais especializados para atendê-lo com eficiência, desde a recepção até o atendimento.

Afinal, a nossa missão é fornecer um ambiente seguro, confortável e acolhedor para que nossos pacientes se sintam à vontade e se preocupem apenas com seu bem-estar.

Por fim, se algum exame indicou sinais ou sintomas que nos façam suspeitar de alterações intestinais, não deixe de conversar com um especialista. Estamos à disposição!

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98157-2871(WhatsApp). No mais, acesse nossas redes sociais para conferir outros conteúdos como esse.

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺