Chip da Beleza: o novo agravante da saúde feminina

Você já ouviu falar no tal “chip da beleza”? Tem curiosidade ou vontade de usá-lo? 

Nesse artigo trazemos informações essenciais para você decidir se eles realmente valem o risco. E, já adiantamos que nem a ANVISA, nem nenhuma sociedade médica reconhece esse “chip” como seguro.

O que é o chip da beleza?

O ”chip da beleza” pode conter diferentes hormônios, mas o principal costuma ser o Gestrinona, que é um esteroide progestágeno sintético com ações anabolizantes.

O hormônio é disponibilizado por um dispositivo implantado abaixo da pele que vai liberando lentamente a substância no organismo por cerca de 1 ano.

Qual a função?

Ganho de massa muscular, perda de peso e aumento de libido são alguns dos objetivos do hormônio. Além do tratamento de sintomas de TPM e endometriose.

Quais são as consequências?

O chip da beleza, ainda que prometa muita coisa boa, com certeza acompanha diversas consequências para quem fizer uso. Como:

  • Aumento do colesterol e risco cardiovascular (infarto e AVC);
  • Toxicidade para o figado podendo levar à disfunção grave;
  • Acne e aumento de oleosidade de pele;
  • Queda de cabelo;
  • Aumento de pelos;
  • Mudança de timbre da voz;
  • Clitoromegalia (aumento do tamanho do clítoris);
  • Irregularidade menstrual.

Ademais, vale ressaltar que os chips não são aprovados pelos órgãos reguladores e, portanto, não tem rótulo e bula oficial, fazendo assim que o controle do que realmente contém no chip seja incerto, deixando a paciente sem as devidas informações básicas sobre indicações aprovadas pela agência regulatória.

Em 2021, a ANVISA também se posicionou através de uma nota técnica ratificando não haver medicamentos contendo o insumo farmacêutico ativo gestrinona com registro sanitário válido no Brasil.

Desse modo, não sendo possível alegar que esses produtos são eficazes e seguros, representando ser um grande risco à saúde pública.

Ficou com maiores dúvidas? Procure um especialista! A Gastrolife possui uma equipe preparada para atender nossos pacientes, desde a recepção até o momento de consulta. Podemos ajudar você!

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺