Quais alimentos EVITAR para diminuir o estado inflamatório?

Quanto aos alimentos: você sabe quais devem ser rejeitados para evitar o estado inflamatório? Vamos iniciar com as gorduras trans ou de palma presentes, principalmente, nos alimentos industrializados.

Biscoitos e snacks

Como exemplo, os famosos pacotinhos e biscoitos dos mais variados tipos. Os famosos “crac- crac”, que são conhecidos como alimentos gatilho, que disparam o comer. São inseparáveis na hora da TV ou do computador, mas tente evitá-los.

Atualmente, estes “snacks” apresentam-se em embalagens mais modernas, com aparência de “mais saudáveis”, porém, além de conter vários tipos de carboidratos na sua composição, também são prejudiciais.

Redução de gorduras saturadas para evitar o estado inflamatório

Dessa forma, é a vez das gorduras saturadas, que estão presentes nas carnes vermelhas, queijos, lacticínios, óleo de coco, dendê, comidas industrializadas. Portanto, não são livres e devem ter suas quantidades e frequências adaptadas para cada indivíduo.

Carboidratos

Quanto aos carboidratos, devemos evitar, em especial, os carboidratos simples como açúcar (sacarose) nas suas várias formas: mascavo, mel, xarope de milho, melado, açúcar cristal, açúcar demerara, xarope de açúcar e frutose. Nesse sentido, o refinamento do açúcar elimina nutrientes como os minerais, mas não reduz as calorias.

Dieta de cafeteria

Para finalizar, a dieta de cafeteria, que é atemporal, acessível e vem sendo inserida há anos no dia a dia de cada um.

O método se trata de preparações ditas “obesogênicas”, por serem palatáveis. Entre elas, podemos listar: salgados de forno ou assados, quiches, pizzas, bolos, doces, tortas e uma linha de pratos salgados e doces infindáveis e apetitosos, que escondem suas calorias em modelos revitalizados pela gastronomia contemporânea.

Para acessar mais conteúdos informativos ou agendamentos, visite nosso site.

Acompanhe os nossos conteúdos pelo Instagram.

Dra. Claudia Cravo

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺