Probióticos: devo tomá-los?

Os probióticos são micro-organismos benéficos presentes principalmente em nosso intestino desde o nosso nascimento. Eles fazem parte de nossa microbiota (também conhecida como flora) e em determinadas situações podem precisar de reforço, pois atuam equilibrando nosso metabolismo , defendendo nosso corpo dos micro-organismos maléficos.

Alguns fatores como o uso de antibióticos, stress, alterações na dieta e o envelhecimento podem desencadear o desequilíbrio de nossa microbiota (disbiose). Segundo a Organização Mundial de Saúde, os probióticos são “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro”. Muitos estudos clínicos mostram os benefícios da suplementação de probióticos em diversas situações. Suas principais indicações são em casos de diarreia, constipação, dermatites e candidíase de repetição.

Eles podem ser consumidos de forma natural (leites fermentados e iogurtes naturais), mas também é possível encontrá-los comercializados nas farmácias em forma de pó ou cápsulas. Uma dica interessante é produzir seu próprio probiótico caseiro. O kefir é uma receita muito popular à base de grãos de kefir, que são colônias de micro-organismos vivos que podem ser cultivados em água ou leite. A receita rende uma excelente quantidade de probióticos e o mesmo grão pode ser utilizado para produzir litros e litros da bebida rica em probióticos.

Uma dieta equilibrada rica em fibras e a suplementação de probióticos é uma ótima pedida para manter o organismo saudável.

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺