Por que fazer o exame de Colonoscopia?

 

Hoje vamos conversar sobre a colonoscopia! Você sabe tudo sobre esse exame e por que deve fazê-lo? Vamos tirar as principais dúvidas e conversar um pouco sobre isso.

A colonoscopia é um exame importantíssimo, e em muitas indicações não pode ser substituído por nenhum outro. Esse exame é detalhado e dá informações super importantes para o diagnóstico de diversas doenças. Você sabia que sem a colonoscopia, muitos casos de câncer no colo não poderiam ser observados e diagnosticados?

Mas, não para por aí! Ele é um exame obrigatório para todas as pessoas com 50 anos de idade ou mais, mesmo quando o intestino funciona perfeitamente e mesmo quando não há casos de câncer na família. É uma recomendação já bem estabelecida mundialmente, pois previne o câncer de intestino (colorretal), que é um dos mais comuns. Através deste exame você pode ter um diagnóstico precoce e fazer a retirada o mais rápido possível de lesões precursoras e por isso é considerada um exame preventivo. Além disso, permite o diagnóstico de várias outras doenças do intestino.

O exame exige preparo intestinal (dieta e laxativos), mas hoje em dia preparos mais modernos são muito bem tolerados e seguros.

Não deixe de fazer o exame por medo ou vergonha. A colonoscopia salva vidas!

Então, se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de conferir nossos outros artigos!

Vá até os nossos outros artigos!

Caso você tenha ficado com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta, entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺