Intolerância à lactose: como saber se tenho mesmo?

Você se sente mal com leite de derivados? Já se perguntou se você possui intolerância à lactose? Tem métodos para confirmar a suspeita?

Se você apresenta gases, estufamento, dor abdominal, náusea ou diarreia ao ingerir leite ou alimentos lácteos como queijos, iogurtes, cremes e etc, saiba que é possível confirmar se intolerância à lactose é o seu problema.

Os dois testes mais utilizados são os seguintes:

1 – Teste de intolerância à lactose sanguíneo feito através de dosagem das taxas de glicose no sangue antes e após a ingestão de xarope de lactose (são realizadas 4 coletas de sangue em intervalo de 2h, a primeira coleta é em jejum e as demais após o xarope).
2 – Teste do hidrogênio expirado feito através de um aparelho especial onde o paciente sopra e os níveis de hidrogênio são detectados antes e após a ingestão de xarope de lactose. Também são realizadas aferições em intervalos programados. O teste dura cerca de 2h30m.

Ambos os testes são bastante confiáveis, com alta sensibilidade e especificidade, e estão disponíveis em vários locais.

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺