Além disso, as características das fezes devem ser observadas: se contém muco, pus, sangue ou associação de sintomas como dor abdominal importante, febre e mal estar geral. Esses são alguns sinais de alarme e chamam a atenção para a necessidade de ajuda médica.
O aumento do número de evacuações e a perda de consistência das fezes podem ocorrem em uma série de situações, mas quando a queixa é crônica e sem os sinais de alarme descritos acima, os diagnósticos mais prováveis são os abaixo:
1 – Intolerância a derivados do leite pela incapacidade de digerir lactose (açúcar do leite). 2 – Síndrome do intestino irritável: sensibilidade intestinal alterada que pode bagunçar o ritmo intestinal dando dor ou desconforto abdominal.
3- Disfunção da motilidade do tubo digestivo.
4- Parasitoses intestinais (que podem ou não apresentar sinais de alarme).
5- Efeitos colaterais de algumas drogas, por exemplo, antibióticos, metformina, altas doses de vitamina C e alguns medicamentos para o coração e câncer.
6- Intolerâncias alimentares diversas.
7 – Intolerância ao sorbitol, muito presente nos adoçantes e produtos dietéticos.
8- Dieta rica em industrializados.
9- Dieta rica em gorduras.
Se seu intestino anda solto, procure a ajuda de um gastroenterologista. Ele irá investigar a causa do problema e tratá-lo.
Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081(WhatsApp).