Quando a azia deixa de ser inofensiva?

azia

Após consumir determinados alimentos ou, até mesmo, algum líquido, você sente aquela sensação de queimação que sobe pelo peito ou pescoço?

Embora pareça inofensiva e familiar para muitos, a azia é um sintoma que indica refluxo gastroesofágico, o que pode trazer consequências importantes para a saúde e qualidade de vida.

A azia é frequente?

Em primeiro lugar, é importante perceber a frequência que a azia ocorre. Em casos esporádicos, como exagero na comida ou bebida em festas e datas comemorativas, não representa um problema. Porém, quando a azia ocorre em duas ou mais vezes na semana, é preciso procurar atendimento médico para investigar.

Fatores de risco para refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico é a subida do conteúdo líquido e/ou alimentar do estômago para o esôfago. Além da azia, outros sintomas podem ser indicativos de refluxo como a regurgitação, sensação de alimento preso na garganta, pigarro, dor de garganta, dificuldade de engolir, tosse (principalmente pós alimentar ou noturna), entre outros.

O refluxo, quando não tratado, pode causar complicações como o estreitamento do esôfago, dificultando a passagem dos alimentos, alterações do seu revestimento interno e lesões com potencial maligno, que podem evoluir para o câncer de esôfago.

Então, não ignore os sintomas! Se você sente azia com frequência ou qualquer dos outros sintomas citados, procure um especialista.

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Além disso, para acessar mais conteúdos informativos, acompanhe o nosso Instagram. Ou, se preferir, realize agendamentos pelo nosso site aqui.

Dra. Paula Novais

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺