Gordura no fígado (esteatose hepática) pode causar cirrose
É verdade, a gordura no fígado pode mesmo causar cirrose! O quadro, também conhecido como esteatose hepática, é caracterizado pelo acúmulo de gordura no órgão e merece muita atenção, pois se não tratado pode causar problemas graves.
Um dos principais riscos é o desenvolvimento da cirrose hepática, quando o tecido do fígado é substituído por fibrose (cicatriz). Atualmente a esteatose hepática é uma das principais causas de transplante hepático!
A doença faz com que o fígado produza tecido de cicatrização, e com isso o órgão deixa de desempenhar suas funções, como produzir bile, auxiliar na manutenção dos níveis de açúcar no sangue, produzir proteínas, metabolizar o colesterol, o álcool, entre outras.
Como prevenir a cirrose?
A boa notícia é que através de acompanhamento médico e mudanças de hábitos é possível evitar e até mesmo reverter o problema. O exame de elastografia hepática (Fibroscan) é um exame não invasivo que consegue diagnosticar problemas no fígado, possibilitando o tratamento adequado antes do agravamento do quadro.
Além disso, mudanças na alimentação e nos hábitos são imprescindíveis para a prevenção da cirrose hepática. Evitar o excesso de álcool, alimentos gordurosos e comportamentos tóxicos como o uso de drogas injetáveis.
Procure um gastroenterologista e mude essa condição!
Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).