Você vem apresentando gases em excesso? A barriga parece um balão após as refeições?
Você acha que a digestão de alguns alimentos não está boa? É possível que esteja apresentando intolerâncias alimentares.
As intolerâncias alimentares podem ocorrer quando a digestão de determinados grupos de alimentos não acontece adequadamente. Além disso, pode produzir sintomas como dor e distensão abdominal, flatulência, eructação, a alteração do hábito intestinal (diarréia/constipação).
Continue lendo o artigo e saiba mais sobre intolerâncias alimentares!
Causas das intolerâncias
Ademais, as causas dessas intolerâncias podem ser variadas e multifatoriais (diversos fatores contribuindo para o problema), entre elas:
👉Alto consumo de processados/ industrializados com corantes, aromatizantes, conservantes, adoçantes e outros aditivos
👉Processos inflamatórios
👉Uso de medicamentos
👉Infecções intestinais e parasitoses
👉Alteração na quantidade e qualidade da microbiota intestinal (flora intestinal)
👉Predisposição genética à redução ou não produção das enzimas ou mutações genética
👉Doenças autoimunes como retocolite ulcerativa doença de Crohn e diversas outras
Como ocorre o diagnóstico?
O diagnóstico correto de intolerâncias alimentares é complexo e requer uma história clínica e alimentar detalhada. Sendo assim, é muito importante a investigação de possíveis causas subjacentes. Além disso, alguns testes podem ajudar a identificar os grupos alimentares que estão causando os sintomas, dentre eles temos os teste respiratórios de hidrogênio expirado para cada tipo mais comum de intolerâncias (frutose, lactose, frutanos).
Ademais, o tratamento pode variar conforme o diagnóstico. Vale lembrar que sempre vai envolver também mudanças nos hábitos alimentares. Por isso, uma equipe multidisciplinar é importantíssima.
Por fim, se a sua digestão não anda boa, procure um especialista. A Gastrolife possui uma equipe preparada para atender nossos pacientes, desde a recepção até o momento de consulta. Podemos ajudar você!