SINAL DE ALERTA LIGADO! É fato comprovado que o consumo de bebidas alcoólicas aumentou na quarentena, bem como problemas no fígado. De acordo com a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), a venda de bebidas alcoólicas cresceu 38% nas distribuidoras e 27% nas lojas de conveniência do país. As pessoas estão mais ansiosas, depressivas e preocupadas com o isolamento social, o que acaba sendo um gatilho para a bebida alcoólica.
Problemas no fígado na quarentena
É importante deixar claro que o consumo excessivo pode causar problemas como gordura no fígado (esteatose hepática) e hepatite por álcool. Isso se acentua na quarentena porque o fígado tem como uma de suas funções metabolizar moléculas de etanol, a fim de descartar a substância prejudicial ao organismo. Porém, quando o indivíduo a ingere em grande quantidade, seus resíduos ficam acumulados, tornando-se tóxicos para as células hepáticas, prejudicando as funções do órgão.
Além da esteatose, a ingestão excessiva de álcool pode causar uma série de problemas como pancreatite aguda, insuficiência cardíaca, cirrose hepática, câncer, entre outras. Portanto, respeite seu limite e beba com moderação!
Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).
Para acessar mais conteúdos informativos ou agendamentos, visite nosso site.
Acompanhe os nossos conteúdos pelo Instagram.