Você sabe que o H. Pylori pode causar câncer de estômago?
Isso acontece porque essa bactéria pode causar uma inflamação crônica gástrica, levando a mudanças no revestimento interno do órgão. A atrofia e metaplasia são alterações que podem evoluir para o câncer no estômago (câncer gástrico), por exemplo.
H. pylori e câncer de estômago: causas e sintomas
O Helicobacter pylori é considerado pela OMS um carcinógeno tipo I (mesmo que tabagismo para o câncer de pulmão), logo, a relação dele com câncer gástrico é clara e importante, principalmente, porque no Brasil existe uma prevalência muito grande da infecção.
O preocupante é que a contaminação dessa bactéria se dá facilmente pela água e alimentos contaminados. Logo, o individuo pode permanecer assintomático por muitos anos até haver complicações de sua infecção crônica.
Outros fatores envolvidos no desenvolvimento do câncer gástrico são: história familiar de câncer de estômago, tabagismo, etilismo, dietas inadequadas com alimentos industrializados e embutidos, algumas doenças autoimunes, síndromes genéticas e outros.
Por isso, caso tenha familiares com diagnóstico de câncer gástrico ou contaminados pela bactéria, ou se você apresenta gastrite, úlceras ou sintomas como má digestão, queimação, empachamento, enjoo gastrite e úlceras, não deixe de procurar assistência médica especializada para avaliar o seu caso. O diagnóstico precoce pode salvar vidas!
Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).
Para acessar mais conteúdos informativos, acompanhe o nosso Instagram. Ou, se preferir, realize seu agendamento pelo nosso site aqui.