Endoscopia: precisa de uma? Não faça em qualquer lugar! Saiba o porquê

endoscopia

A endoscopia é um exame extremamente importante na investigação de diferentes sinais e sintomas. Porém, embora seja um exame seguro e simples, é preciso atenção na hora de marcar a sua. Continue lendo o post e descubra o porquê!

A importância de equipamentos de qualidade na endoscopia

Em primeiro lugar, nem todos os endoscópios oferecem a mesma qualidade de exame. Nesse sentido, o tipo de aparelho impacta significativamente na qualidade e pode fazer toda a diferença no seu diagnóstico e tratamento. Ou seja, quanto melhor a qualidade da imagem, mais fácil fica para o endoscopista identificar e tratar as possíveis alterações encontradas.

Desta forma, existem muitos modelos de endoscópios e processadoras de imagem no mercado, mas alguns são, sem dúvida nenhuma, superiores. Por exemplo, equipamentos com alta resolução (imagem em HDTV), com recursos de magnificação de imagem e cromoscopia digital podem aumentar a acurácia do exame.

O processo de desinfecção é fundamental

A desinfecção de aparelhos deve seguir um processo rigoroso e sistematizado para evitar qualquer tipo de contaminação. Portanto, essa etapa é importantíssima, especialmente em tempos de pandemia.

Sendo assim, após cada exame, o equipamento deve ser processado com escovação completa do tubo e todos os canais utilizando detergente enzimático, sendo desinfetado com saneantes próprios chamados de alto nível logo em seguida. Além disso, o processo de enxague e secagem também são fundamentais para impedir que qualquer microorganismo sobreviva.

Em contrapartida, o local do exame precisa oferecer estrutura dedicada a esse tipo de atendimento com equipamentos de proteção individual, acessórios descartáveis, medicações adequadas, material de emergência como desfibriladores e todo o resto necessário exigido para segurança e conforto do paciente.

Priorize uma equipe médica de confiança

Por último, mas não menos importante, destacamos a qualidade do médico endoscopista e sua equipe. Profissionais treinados e especializados fazem toda a diferença, pode acreditar! Por isso, cheque sempre a formação do profissional que vai lhe atender.

Entendeu porque é preciso escolher com atenção onde irá realizar os seus exames? Conte com a Gastrolife!

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Além disso, para acessar mais conteúdos informativos, acompanhe o nosso Instagram. Ou, se preferir, realize agendamentos pelo nosso site aqui.

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺