Deitar do lado direito piora o refluxo?

“É verdade que deitar do lado direito piora o refluxo?”. A resposta é sim! A posição em que você dorme pode influenciar na intensidade dos sintomas de refluxo.

 

Neste artigo, nós do time Gastrolife vamos te explicar porque isso acontece e como aliviar os sintomas caso você seja diagnosticado com refluxo gastroesofágico. Ademais, acompanhe o artigo até o final e saiba mais sobre essa condição! 

O que é o refluxo gastroesofágico?

O refluxo gastroesofágico (RGE) é uma condição que ocorre quando o conteúdo ácido do estômago volta para o esôfago. Os sintomas do refluxo podem incluir, portanto:

  • Azia;
  • Queimação no peito;
  • Dor no peito;
  • Regurgitação;
  • tosse;
  • rouquidão;
  • dificuldade para engolir.

Por que deitar do lado direito piora o refluxo?

 

Isso acontece porque quando você deita do lado direito, o conteúdo ácido do estômago pode ter uma passagem mais fácil para o esôfago. Por consequência, desencadeia aquela sensação incômoda de queimação.

 

Ao deitar do lado esquerdo, você permite que a gravidade trabalhe a seu favor. Isso significa, portanto, que os ácidos estomacais têm menos chance de escalar o esôfago – o que reduz a probabilidade de refluxo ácido.

Como aliviar os sintomas de refluxo?

Além da posição para dormir, existem outras dicas que podem ajudar a aliviar os sintomas do refluxo, como:

  • Evite refeições pesadas antes de dormir.
  • Fuja de alimentos que desencadeiam refluxo, como chocolates e cafeína.
  • Faça refeições mais leves ao longo do dia.

Se precisar, o time Gastrolife está pronto para te ajudar!

Por fim, se você sofre de refluxo gastroesofágico, experimente dormir do lado esquerdo. Em todos os casos, é essencial procurar o auxílio de um especialista em gastroenterologia. Desse modo, ele poderá fornecer uma orientação especializada para o seu caso. 

Na Gastrolife, temos uma equipe de profissionais de gastroenterologia e hepatologia especializadas para ajudá-lo. Estamos localizados na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ). Além disso, fornecemos todo o suporte que você precisa através de uma equipe qualificada e equipamentos  tecnológicos. 

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺