Será que posso fazer uma cirurgia barátrica?

O Brasil é um dos países onde mais se realiza cirurgias bariátricas no mundo! São diferentes tipos de cirurgia, todas com o objetivo de controlar o peso e suas complicações. Dependendo da técnica, os resultados podem ser surpreendentes, tanto esteticamente quanto para a saúde como um todo. Porém, o procedimento não pode ser banalizado, já que envolve mudanças significativas de hábitos e não está livre de complicações sérias, devendo ser indicado apenas para casos especiais. Por isso, antes de mais nada, procure seu médico e informe-se melhor sobre assunto!

Atualmente as indicações liberadas pelo conselho regional de medicina são as seguintes:

1 – Adultos com IMC ≥ 40 kg/m2 mesmo que sem outras doenças/complicações associadas.
2 – Adultos com IMC de 35,0 a 39,9 kg/m2 com pelo menos uma comorbidade grave: diabetes tipo 2, hipertensão arterial, apneia obstrutiva do sono, asma, síndrome da obesidade-hipoventilação e S. de Pickwickian, hiperlipidemia, esteatose hepática não alcoólica, pseudotumor cerebral, doença do refluxo gastroesofágico, insuficiência venosa crônica, incontinência urinária grave, artrite debilitante, qualidade de vida prejudicada, desclassificação para outras cirurgias por ser obeso (ex: osteoartrite ou hérnias ventrais)
3 – Adultos com IMC entre 30,0 a 34,9 kg/m2 com diabetes tipo 2 incontrolável ou síndrome metabólica (indicações ainda controversas).

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺