Intestino desarranjado? Saiba o que pode estar acontecendo

Seu intestino anda solto? As fezes ficam amolecidas com frequência? Você vai muitas vezes ao banheiro? É fundamental saber se é uma queixa recente ou se isso vem lhe acompanhando há tempos.

Além disso, as características das fezes devem ser observadas: se contém muco, pus, sangue ou associação de sintomas como dor abdominal importante, febre e mal estar geral. Esses são alguns sinais de alarme e chamam a atenção para a necessidade de ajuda médica.

O aumento do número de evacuações e a perda de consistência das fezes podem ocorrem em uma série de situações, mas quando a queixa é crônica e sem os sinais de alarme descritos acima, os diagnósticos mais prováveis são os abaixo:
1 – Intolerância a derivados do leite pela incapacidade de digerir lactose (açúcar do leite). 2 – Síndrome do intestino irritável: sensibilidade intestinal alterada que pode bagunçar o ritmo intestinal dando dor ou desconforto abdominal.
3- Disfunção da motilidade do tubo digestivo.
4- Parasitoses intestinais (que podem ou não apresentar sinais de alarme).
5- Efeitos colaterais de algumas drogas, por exemplo, antibióticos, metformina, altas doses de vitamina C e alguns medicamentos para o coração e câncer.
6- Intolerâncias alimentares diversas.
7 – Intolerância ao sorbitol, muito presente nos adoçantes e produtos dietéticos.
8- Dieta rica em industrializados.
9- Dieta rica em gorduras.

Se seu intestino anda solto, procure a ajuda de um gastroenterologista. Ele irá investigar a causa do problema e tratá-lo.

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081(WhatsApp).

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺