Déficit calórico: posso trocar o jantar por um lanche?

Se seu objetivo for perder peso, temos que fazer déficit calórico! Ou seja, consumir menos calorias do que você gasta.

Porém, algumas pessoas acham que pode ser uma boa estratégia trocar um jantar, como um prato de arroz, feijão, legumes e frango, por um pequeno lanche, como biscoitinho e suco. Será que é realmente uma boa escolha? 

Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o tema!

O que é Déficit Calórico?

O déficit calórico em uma dieta pode ser compreendido como a menor ingestão de calorias, ou até mesmo pelo maior gasto de calorias no seu dia. 

Para saber a quantidade de calorias que você gasta é necessário realizar um cálculo do seu gasto energético diário. A partir daí, se você está ingerindo menos do que este gasto energético diário, consequentemente está em déficit calórico.

Caso você queira manter seu nível de consumo calórico, também é possível aumentar seu gasto energético ao longo do dia com atividades físicas e uma maior movimentação do seu corpo, ou até mesmo um aumento na taxa metabólica de repouso causado pela maior quantidade de massa muscular, então nesse mesmo raciocínio você estaria em déficit calórico.

Como emagrecer de forma saudável?

Ao compararmos as CALORIAS, vemos que podemos não ter grandes vantagens! Fora que temos que pensar no PODER NUTRICIONAL desses alimentos e o PODER DE SACIEDADE! 

(Volte e leia as palavras em destaque: elas são a chave do sucesso pro emagrecimento)

Você ficará saciado e nutrido com um prato de comida. Já os biscoitos com um copo de suco pode não te saciar até a próxima refeição, o que aumento o risco das “beliscadas”. 

Claro que cada caso é um caso! E tem pessoas que realmente não querem ou não gostam de jantar um prato de refeição. Mas temos que ter boas escolhas, então usem a criatividade para montar lanches saudáveis com baixa calorias: invista em uma proteína magra e verduras (inclua, por exemplo, um filé de frango com alface e tomate no seu sanduíche, ao invés de presunto e mussarela).

O mais importante é conferir suas necessidades, adaptar a sua rotina e acompanhar com o endócrino e com o nutricionista.

Onde conseguir tratamento endócrino de qualidade?

A Gastrolife é uma clínica localizada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Além de todo o suporte através de uma equipe qualificada, também contamos com equipamentos altamente tecnológicos. Tudo isso é essencial, portanto, para auxiliar na garantia de bem-estar e qualidade de vida para os nossos pacientes.

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98157-2871(WhatsApp).
———-
Conteúdo em parceria com a nossa Endocrinologista Marília Bernardo
CRM 5201083643
RQE 35170

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺