Gordura abdominal pode piorar sintomas do refluxo

O acúmulo de gordura abdominal é extremamente prejudicial para a nossa saúde, e além de ser um fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças, ele também piora os quadros de refluxo.

Isso acontece porque o excesso de gordura pressiona o estômago, promovendo o relaxamento da válvula que se comunica com o esôfago e consequentemente permitindo o refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago. Pesquisas comprovam que pessoas obesas e com refluxo têm um índice de exposição à acidez gástrica cinco vezes maior do que aqueles com refluxo, mas com peso normal.

Por isso, esse é mais um item negativo para você considerar e assim procurar a ajuda de um profissional para cuidar do seu quadro de obesidade. Nunca é tarde para mudar hábitos e melhorar a qualidade de vida!

Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺