Como é o exame de colonoscopia?

Tem dúvidas sobre como é feito o exame de colonoscopia? Neste post tiramos todas as dúvidas referentes ao exame!

Como é feito o exame de colonoscopia?

A colonoscopia consiste em um exame realizado através de um moderno aparelho em forma de tubo, longo e flexível, que transmite as imagens para o monitor. O aparelho é introduzido através do ânus e examina sob visão direta todo o intestino grosso e a porção distal do íleo.

Para isso o intestino precisa estar livre de fezes ou resíduos alimentares. É um exame extremamente preciso e muito importante para diversos diagnósticos e também para
rastreio de câncer de intestino.

É necessário anestesia? 

O exame é realizado sob sedação ou anestesia, conforme necessário e conforme avaliado na consulta pré exame . Em geral o paciente dorme durante o exame e não sente qualquer tipo de dor. No entanto, em algum momento pode ocorrer cólica ou sensação de estufamento devido a necessidade de insuflação de ar no intestino durante o procedimento. Em geral esse desconforto é resolvido com as medicações administradas.

Quanto tempo dura o exame de colonoscopia?

O tempo de duração do exame varia de paciente para paciente mas em média leva cerca de 30 minutos depois do seu início. Durante o exame, poderá ser coletado material (biópsias) que será encaminhado para análise em laboratório. Durante o exame poderá ainda haver necessidade de realizar polipectomias (retirada de pólipos ou lesões suspeitas).

Como é feito o preparo do exame de colonoscopia?

Para o exame é fundamental a adequada realização do preparo intestinal que será entregue no momento da marcação. Esse preparo consiste em algumas restrições dietéticas nos dois dias que antecedem o exame e na administração de medicação específica que tem como objetivo limpar o intestino das fezes para que o médico possa avaliar adequadamente todo o revestimento interno do intestino.

Durante o preparo é muito importante que o paciente beba bastante líquidos para se manter bem hidratado. Depois de tomar as medicações do preparo, o paciente sentirá necessidade de ir várias vezes ao banheiro evacuar e o objetivo é que no final do preparo as fezes saiam da coloração semelhante à urina.

É ainda importante que leia atentamente o informativo do preparo onde orientamos sobre as medicações que você pode ou não usar anteriormente e no dia do exame. No dia do exame será necessário jejum de pelo menos 6 horas. Água poderá ser ingerida até 4 horas antes do exame.

Como é o pós exame?

Após o exame é esperado que fique um pouco sonolento (a) nas horas posteriores e nesse dia não deverá dirigir ou exercer atividades que possam exigir reflexos rápidos. Por isso é imprescindível que o paciente venha acompanhado e não venha dirigindo.

Saiba ainda que, conforme a recomendação do Instituto Nacional de Câncer (INCA),  a colonoscopia está indicada em TODAS as pessoas acima de 50 anos como método principal e insubstituível para detecção precoce de câncer de intestino e suas lesões precursoras.

Agende seu exame de colonoscopia na Gastrolife

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Agende aqui sua consulta

ou exame!

Este formulário é um pré-agendamento e em breve nossa equipe entrará em contato com você!

Prefere agendar por Whatsapp?
Agendar Consulta
Agendar Exame

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺