O Helicobacter pylori é uma bactéria que se aloja e sobrevive no nosso estômago podendo trazer consequências como gastrite, úlceras e câncer gástrico. A grande preocupação é que por muito tempo ela pode estar presente sem causar nenhum sintoma.
A contaminação pelo Helicobacter pylori é MUITO comum. Estima-se que dois terços da população mundial esteja infectada! A infecção acontece principalmente durante a infância e está relacionada com as baixas condições de saneamento básico.
A sua forma de transmissão ainda não foi totalmente elucidada, mas acredita-se que ela pode ser transmitida pelas seguintes maneiras:
1- Ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes de pessoas infectadas (como por exemplo alimentos preparados por alguém que não lavou as mãos após usar o banheiro).
2- Transmissão através de saliva: sim, beijo provavelmente transmite o H. pylori (no entanto essa via de transmissão ainda não está bem estabelecida).
3- Contato com vômitos de pessoa infectada.
4- Uso oral de material médico/odontológico não descartável e não adequadamente esterilizado (por exemplo uma endoscopia feita sem a adequada esterilização do equipamento).
Ou seja, devemos ter atenção especial com a higiene dentro e fora de casa. Ter atenção onde comemos e com quem prepara nossos alimentos. Ao realizar endoscopia procure um local que siga rigorosamente as normas da vigilância sanitária.
Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).