Firmicutes e bacteriodetes são bactérias que habitam nosso organismo e fazem parte da microbiota intestinal (antigamente chamada de flora intestinal). A microbiota é um conjunto de microrganismos que atua no processo digestivo e possui papel essencial no metabolismo em geral.
O tema está em alta e vem sendo estudado em vários países. Alguns estudos científicos apontam que a quantidade de firmicutes e bacteriodetes de cada organismo pode determinar a capacidade de ganho de peso e poderia explicar por que algumas pessoas tem mais facilidade de ganhar peso que outras.
A teoria é de que quem tem mais firmicutes do que bacteriodetes no organismo sai perdendo na batalha contra o peso e doenças associadas porque os firmicutes têm a capacidade de digerir carboidratos complexos que não deveriam ser digeridos e absorvidos em açúcares simples como a glicose. Com isso, o alimento que eliminaríamos sem ser digerido é absorvido e utilizado para gerar mais gordura.
Sabe-se que pessoas acima do peso têm menor variedade de bactérias intestinais do que as magras. Quem está acima do peso também possui um desequilíbrio desses microrganismos.
Mas a boa noticia é que existe como equilibrar a microbiota intestinal! Saiba como consultando seu médico!
Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).