Tenho refluxo gastroesofágico. Quais bebidas devo evitar?

O refluxo gastroesofágico é uma condição em que o conteúdo (geralmente ácido) do estômago retorna para o esôfago, causando ou não sintomas.

 

Para quem sofre desse problema é importante evitar certas bebidas. Acompanhe o artigo e saiba mais a seguir: 

Quais bebidas evitar? 

São bebidas, em geral, com cafeína, gordurosas, alcoólicas ou ácidas. Essas bebidas podem relaxar o esfíncter do esôfago, permitindo o retorno do conteúdo líquido ou alimentar do estômago e também podem irritar diretamente o esôfago ou tornar o conteúdo gástrico mais ácido. 

 

  • Café 
  • Chás: chá preto, chá mate e chá verde.
  • Bebidas alcoólicas; principalmente vinho e espumante (pela acidez da uva) e também bebidas misturadas com frutas cítricas ou energéticos.
  • Refrigerantes: pela cafeína e aditivos químicos. 
  • Termogênicos/ energéticos a base de cafeína como ex. Monster, Red Bull.
  • Suco de frutas cítricas: laranja, limão, abacaxi.
  • Leite integral, milk-shakes
  • Achocolatados.

 

No entanto, não é só o TIPO do líquido, mas sim EM QUE CONTEXTO, QUANDO e QUANTO esse líquido está sendo ingerido.

 

Algumas pessoas com refluxo têm a sensação de boca seca ao longo da noite e acabam adquirindo o hábito de ficar bebendo água repetidamente. O alívio momentâneo, por sua vez, é substituído pela piora dos sintomas noturnos, como por exemplo a sensação de engasgos, azia, tosse, pigarro e rouquidão ao acordar.

Beber líquidos durante as refeições piora o refluxo?

 

A resposta é sim. Beber líquidos durante as refeições, principalmente nas maiores, como almoço e jantar, também piora seu refluxo. Ao encher o estômago com comida e ainda por cima beber um copo de líquidos (mesmo que seja água) forma-se uma grande “sopa” no estômago e o conteúdo líquido volta com muito mais facilidade. 

 

Beber líquidos antes de deitar, mesmo que seja água, pode piorar. A água ao chegar no estômago mistura-se com suco gástrico ácido e volta com mais facilidade quando estamos deitados. 

 

Às vezes são hábitos que nem reparamos, mas que fazem a maior diferença para quem tem refluxo.

 

E, lembre-se: se estiver apresentando sintomas de refluxo gastroesofágico, procure um médico e não deixe de fazer o exame de endoscopia digestiva. Desse modo, as orientações e tratamento serão mais assertivos. 

 

Para mais conteúdos informativos ou agendamentos, acesse nosso site, ou entre em contato pelos nossos telefones (21) 3547-5563 / 98157-2871

 

Gostou? Compartilhe com os amigos!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Dra. Bruna Puente

Gastroenterologia & Endoscopia

CRM 52.0102944-4

Médica graduada pela Faculdade de Medicina Souza Marques, possui residência médica em Clínica Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e residência em Gastroenterologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal (refluxo, gastrites, úlceras, doenças inflamatórias intestinais, síndrome do intestino irritável) e doenças do fígado (esteatose, hepatites, cirrose hepática) entre outras. 

Na Gastrolife atende consultas em Gastroenterologia e Hepatopatologia. Além disso realiza endoscopia digestiva.

Apaixonada pelo hepatologia,  integra também a equipe de transplante hepático em Hospitais privados

Gostou? Vem conhecer!☺