A gastrite surge mais frequentemente quando existe um desequilíbrio entre a secreção ácida e seus mecanismos de defesa.
Desta forma, a produção excessiva de ácido no estômago está comumente relacionada a períodos de estresse emocional (daí vem a famosa: “gastrite nervosa”). Portanto, esses são fatores associados a erro alimentar e ao uso de medicamentos que também podem agredir nossa mucosa.
Principais causadores de gastrite
- Ansiedade
- Helicobacter pylori
- Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)
- Álcool
- Cigarro e outras drogas
Sintomas comuns de gastrite
- Dor de estômago intensa
- Sensação de queimação na “boca do estômago” e peito
- Indigestão
- Sensação de plenitude abdominal
- Perda de apetite
- Enjoo
- Vômitos
- Presença de sangue nas fezes ou no vômito (mais comum em casos mais avançados)
Portanto, a gastrite pode ser suspeitada pela história clínica, exame físico e análise do comportamento de vida e alimentar do paciente.
Exame para diagnóstico
Neste sentido, a endoscopia digestiva alta é o exame de escolha para o diagnóstico das gastrites, pois pode analisar a parte interna do esôfago, estômago e do duodeno. Ainda assim, é possível realizar biópsias para estudar a presença de inflamação e da bactéria H. pylori.
Tratamento indicado para gastrite
O tratamento dependerá do tipo e extensão das gastrites, entretanto, na maioria das vezes, a correção dos hábitos alimentares (redução de alimentos ácidos, frituras, refrigerante e café) podem ajudar. Além disso, o tratamento do desequilíbrio ácido com remédios que diminuem a secreção de ácidos auxilia o esvaziamento gástrico e resulta em um grande alívio dos sintomas.
Cuide-se! E se precisar, conte com a Gastrolife.
Ficou com alguma dúvida ou deseja marcar uma consulta? Entre em contato através dos nossos telefones: (21) 3547-5563 ou (21) 98020-8081 (WhatsApp).
Além disso, para acessar mais conteúdos informativos, acompanhe o nosso Instagram. Ou, se preferir, realize agendamentos pelo nosso site aqui.
Dra. Fabiana Basílio